quarta-feira, 31 de março de 2010

Massa chinesa com vegetais e ovo

Esta massa foi o acompanhamento que preparei para a minha primeira experiência (bem sucedida, aliás!) com magret (peito) de pato e foi muito bem recebida pelo meu pessoal lá de casa (marido e filhota).
É uma receitinha bem prática de preparar e que fica bem saborosa.

Usei:
massa chinesa (noodles)
mistura de vegetais chinesa
1 lata (pequena) de milho cozido
2 ovos
sal q.b.
3 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de azeite
1/2 caldo Knorr de carne

Preparei assim:
Levei a massa a cozer em água fervente, temperada de sal, azeite e o caldo Knorr. Deixei sobre o lume por 4-5 minutos e desliguei. Mexi com um garfo para separar a massa e reservei.
Numa frigideira, levei a colher de azeite a aquecer e misturei os vegetais, ainda congelados, e o milho bem escorrido. Temperei com 2 colheres de molho de soja e deixei cozinhar, até os vegetais estarem macios.
À parte, bati os ovos e temperei-os de sal. Verti-os sobre o preparado na frigideira e deixei que cozinhassem, sobre lume brando, mexendo com a colher de pau.
Escorri, então, a massa e juntei-a também à frigideira. Temperei com o restante molho de soja, rectifiquei o sal e deixei sobre lume brando, envolvendo com a colher de pau, durante uns 5 minutos.
Servi de imediato.

Bom apetite!!

terça-feira, 30 de março de 2010

Hamburgueres gratinados com molho de cogumelos


Mais um receitinha "roubada" à nossa querida Colher de Pau, aqui.
Resultou numa refeição bem agradável, numa maneira diferente de preparar e servir os hamburgueres e uma forma prática para os dias de semana.

Ingredientes que usei:
3 hamburgueres
1 lata pequena de cogumelos
1/2 pacote de natas (ou um pouco mais, que era um resto que tinha no frigorífico à espera de ser usado)
alho em pó q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de queijo ralado

Como fiz:
Liguei o forno a 180ºC e, quando ficou quente, introduzi um pirex no qual tinha disposto os hamburgueres e deixei que estes cozinhassem.
Entretanto, levei uma frigideira com o azeite e alho ao lume e deixei aquecer. Juntei os cogumelos previamente cortados em lâminas e deixei fritar.
Adicionei, então as natas, temperei de sal e pimenta e deixei levantar fervura.
Retirei do lume e triturei tudo com a varinha mágica, não desfazendo os cogumelos completamente.
Quando os hamburgueres no forno ficaram dourados de um dos lados, virei-os e deixei que cozinhassem também do outro lado. Quando estavam já quase no ponto, cobri cada hamburguer com uma colher de queijo ralado e depois com o molho de cogumelos e natas.
Deixei gratinar e o molho espessar e servi acompanhados de massa cozida.

Bom apetite!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Pudim de morango

Para o jantar que servi lá em casa por ocasião do aniversário do meu marido, uma das sobremesas que resolvi preparar foi este pudim (foi servido numa taça maior; os dois copos da foto foi o que sobrou e não cabia na taça).
Já uma vez tinha preparado este pudim (aqui) na sua versão ananás, mas desta vez resolvi mudar o sabor e ficou também muito bom.
É uma sobremesa bem saborosa, fresca e prática e rápida na sua preparação.
Servi com este coulis de frutos silvestres, à parte, para que cada um optasse pela versão simples ou com molho na quantidade desejada.

Usei:
1 litro de leite
1 embalagem de gelatina de morango (2 pacotes)
1 lata de leite condensado

E fiz assim:
Levei ao lume o leite com o pó da gelatina , mexendo sempre até a gelatina dissolver por completo.
Fora do lume, juntei o leite condensado, misturei bem e levei novamente ao lume, por uns minutos, para o preparado ficar bem homogéneo.
Verti a mistura para um forma de pudim (daquelas da Tupperwear) previamente passada por água fria e foi ao frigorífico a solidificar (no meu caso, deixei de um dia para o outro).
Na hora de servir, passei a forma por água quente para desenformar sem problemas.

Bom apetite!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Empadão de salsichas

A sugestão que hoje vos trago encontrei-a na revista "Teleculinária Gold - Práticas e Económicas", do passado mês de Fevereiro e desde logo me despertou a atenção porque a achei uma receita prática até para preparar em dias de semana.
As fotos que hoje publico é que não fazem lá muita justiça ao petisco no prato porque quando tinha o empadão acabadinho de fazer e me preparava para tirar as fotos da praxe, deparei com a minha querida máquina fotográfica a precisar de carregar a bateria!! Fiquei fula da vida e só pude fotografar no dia seguinte, o que restou do meu belo empadão de salsichas!
Aqui fica a receita adaptada à minha casa.

Ingredientes que usei:
6 batatas médias
1 frasco de salsichas tipo hot-dog (tinha 5)
5 ovos + 1 gema
sal, pimenta e noz moscada q.b.
azeite q.b.
salsa picada q.b.
4 colheres (sopa) de maionese
pão ralado q.b.
leite q.b.
margarina q.b.

Modo como preparei:
Comecei por descascar as batatas, cortá-las em pequenos cubos lavá-las e levá-las a cozer em água temperada de sal. Depois de cozidas escorri-as, reduzi-as a puré, temperei de pimenta e noz moscada, acrescentei uma noz de margarina, leite quente e a gema de ovo. Misturei tudo muito bem, sobre lume brando, até fazer um puré macio, nem muito líquido nem muito consistente, e reservei.
Escorri as salsichas e cortei-as em rodelas.
Levei ao lume uma frigideira com azeite, deixei que aquecesse, juntei as salsichas e deixei cozinhar até ficarem bem douradinhas (mas sem queimar!!).
Numa tigela, bati os ovos com a salsa, temperei de sal e pimenta, juntei 4 colheres (sopa) de leite e misturei bem.
Adicionei o preparado dos ovos às salsichas na frigideira e deixei cozinhar, mexendo até os ovos ficarem bem cozinhados, mas cremosos. Retirei do lume.
Deitei metade do puré de batata num tabuleiro de ir ao forno, coloquei por cima dele o preparado das salsichas com os ovos, cobri com o resto do puré de batata e alisei.
Espalhei por cima a maionese, de modo a cobrir toda a superfície, polvilhei com o pão ralado e levei a forno pré-aquecido a 200ºC até ficar bem douradinho.
Servi de imediato, com uma salada verde.

Bom apetite e um excelente fim de semana!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Delícia de morango (Take 2)

Esta é uma sobremesa da qual eu gosto bastante. Já a fiz várias vezes e até já a publiquei aqui, mas como não expliquei a receita e apenas forneci o link da minha fonte, venho hoje deixá-la novamente, mas já com tudo bem explicadinho.
Foi uma das sobremesas que servi no jantar por ocasião do meu aniversário e, uma vez mais, ficou fresca e deliciosa.

Ingredientes:
2 pacotes de gelatina de morango
1 lata de leite condensado
1 lata de leite normal (medida da do leite condensado)
3 gemas
2 pacotes de natas (pequenos)
1 torta DanCake de morango
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de farinha Maizena
morangos para a decoração

Preparação:
Prepara-se a gelatina conforme as instruções da embalagem e deixa-se solidificar (eu preparei-a no dia anterior). Depois de bem solidificada, desfaz-se aos bocados com a ajuda de um garfo e reserva-se.
Prepara-se um creme levando ao lume o leite condensado, o leite normal, as gemas e a farinha Maizena, mexendo sempre até engrossar um pouco.
No fundo de um pirex, coloca-se a torta de morango cortada em fatias não muito grossas e, por cima, deita-se o creme de leite condensado e deixa-se arrefecer.
Por cima do creme, coloca-se a gelatina cortada aos bocados e, por último, por cima de tudo, as natas batidas com o açúcar em chantilly bem firme.
Decora-se a gosto com morangos e serve-se bem fresquinha.

Bom apetite!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ovos verdes (com e sem atum)

Estes ovos foram uma das entradas que servi no jantar por ocasião do meu aniversário e, apesar de não serem nada de especial e toda a gente conhecer e saber fazer (acho eu!), como ainda nunca tinha postado a receita aqui no blog, aqui deixo hoje o registo!
As quantidades, como é óbvio, dependerão do número de pessoas a servir.

Usei:
12 ovos, cozidos
salsa picada
1 lata de atum bem escorrido
azeite q.b.
vinagre q.b.
sal q.b.
ovo batido
farinha q.b.

E fiz assim:
Depois de os ovos já cozidos, arrefecidos e descascados, cortei-os ao meio e, com muito cuidado, retirei a gema do seu interior, mantendo as duas metades de clara intactas.
Às gemas misturei salsa picada, um pouco de azeite (não muito, o suficiente para fazer um pasta mole), temperei de sal e vinagre (eu, pessoalmente, gosto dos ovos verdes a saber bem a vinagre, mas sem exageros, claro!) e misturei tudo muito bem, de modo a ficar uma pasta mole e homogénea.
Recheei metade das claras cozidas com parte desta pasta e, à restante pasta acrescentei o atum escorrido e esfarelado e misturei bem. Recheei as restantes claras com a pasta de atum.
Passei as metades de ovo recheadas por farinha, depois por ovo batido e fritei-as em óleo bem quente, até ficarem douradinhas.
Escorri-as em papel absorvente e servi-as mais ou menos à temperatura ambiente.


terça-feira, 23 de março de 2010

Cubinhos de frango com camarão

Com uns restos de vários ingredientes que tinha no frigorífico à espera de melhores dias fiz este jantar bem simples e que resultou bem saboroso.

Ingredientes:
1 peito de frango cortado em cubos
camarões cozidos, sem casca (tinham sobrado de um jantar em que eram uma das entradas)
1 cebola picada
azeite q.b.
sal e alho em pó q.b.
1 barra de tempero Knorr de natas e cogumelos
natas com cogumelos (resto de um pacote, menos de metade)
tempero de mistura de cebola e coentros
250 ml de leite

Preparação:
Temperei os cubos de frango com sal e alho em pó. Numa frigideira larga, refoguei a cebola em azeite e deixei alourar ligeiramente. Juntei o frango e os camarões e deixei cozinhar, até o frango ficar douradinho de todos os lados. Retirei a carne e os camarões e reservei-os mantendo-os quentes. Acrescentei à frigideira a barra de tempero Knorr, o leite e as natas, polvilhei com um pouco de mistura de cebola e coentros e deixei dissolver em lume brando, envolvendo bem o preparado.
Rectifiquei o tempero e voltei a introduzir o frango e os camarões na frigideira, deixando apurar o molho e os sabores durante uns minutos, em lume brando.
Servi de imediato, acompanhado de arroz e batatas noisette no forno.

Bom apetite!!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Rolo de carne recheado com fiambre e queijo

No passado fim de semana (Sábado) tive um grupo de amigos a jantar lá em casa por motivo do meu aniversário que tinha acontecido uns dias antes.
Como prato principal, servi este rolo de carne que foi bastante apreciado por todos, mesmo pelos mais pequeninos.

A receita base do meu rolo de carne é a que postei aqui só que, neste caso, em papel de alumínio polvilhado com pão ralado coloquei a carne picada (já com todos os temperos) e formei um rectângulo (ou o mais aproximado possível a isso!). Por cima da carne, coloquei fatias de fiambre e de queijo e, com a ajuda do papel de alumínio, enrolei até formar o rolo e polvilhei com mais um pouco de pão ralado, fechando bem o rolo.

Numa tigela, misturei 1/2 chávena de vinho branco, 1/2 chávena de água e 2 colheres de polpa de tomate. Coloquei esta mistura num tabuleiro de ir ao forno e acrescentei 1/2 cubo de caldo Knorr de carne esfarelado. Coloquei o rolo de carne recheado no tabuleiro, reguei com um fio de azeite e coloquei umas nozinhas de Vaqueiro por cima do rolo.

Levei a assar em forno pré-aquecido a 180ºC, regando a carne com o molho no tabuleiro. Servi acompanhado de arroz de ervilhas e milho e batatas noisettes no forno.


Bom apetite e um óptimo fim de semana!


terça-feira, 16 de março de 2010

Pescada com espinafres no forno

Depois de uma ausência (tão) prolongada, cá estou de volta a este cantinho com mais uma sugestão para uma refeição simplesmente deliciosa!
Para os que se dizem pouco apreciadores de peixe, uma maneira bem saborosa de disfarçar a amiga pescada e de a tornar irresistível!
Então, passou-se assim:
Usei:
1 embalagem de medalhões de pescada
4 barras de delícias do mar (por causa da filhota!)
1 cebola grande, cortada em rodelas finas
2 dentes de alho, finamente laminados
1 cenoura média, ralada
cerca de 200 grs de espinafres (usei dos congelados)
3 ovos, cozidos
250 grs de batata palha
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 embalagem (grande) de molho béchamel de compra
2 colheres (sopa) de creme de marisco (o pó)
queijo ralado q.b. (usei-o porque não tinha broa, pois era com broa que eu queria fazer!)
E fiz assim:
Cozi a pescada em água temperada de sal e uns gãos de pimenta preta. Depois de cozida, deixei arrefecer, lasquei-a grosseiramente e reservei.
Refoguei a cebola e o alho em azeite, acrescentei a cenoura ralada, temperei de sal e pimenta e deixei cozinhar por uns minutos (3 ou 4), envolvendo todos os ingredientes. Juntei a pescada em lascas e as delícias do mar cortadas em rodelas, rectifiquei os temperos, envolvi e reservei.
À parte, cozi os espinafres em água temperada de sal, escorri-os bem e salteei-os em azeite e alho durante uns minutos.
Montei, então o pirex: no fundo coloquei a batata palha que demolhei previamente em leite quente. Por cima, espalhei os espinafres cozidos e salteados e, por cima destes, o preparado de pescada e cenoura.
Por cima destas camadas, espalhei os ovos cozidos cortados gosseiramente aos bocados.
Misturei o molho béchamel com o preparado do creme de marisco e deitei por cima das camadas de ingredientes no pirex.
Polvilhei com queijo ralado (porque não tinha broa de milho!!) e levei ao forno a gratinar.
Acompanhei com uma salada verde.