Este foi o almoço que preparei para o Domingo de Páscoa lá em casa. Tivemos os meus pais a passar uns dias cá na Madeira e, por essa razão, tenho andado um pouco desaparecida, por falta de tempo para me dedicar ás postagens.
Aqui fica a receita de mais este rolo de carne que, lá em casa, é muito apreciado. Não indico quantidades concretas porque é uma receita que faço sempre mais ou menos a olho, conforme o número de comensais.
***
No dia anterior, ou umas horas antes, mistura-se carne (usei 0,5 kg de vaca e 0,5 kg de porco) e chouriço picados, queijo ralado, 1 cálice de vinho do Porto e tempera-se de sal e pimenta.Depois de ter repousado, junta-se salsa e cebola picadas o mais finamente possível, miolo de pão embebido em leite (e escorrido) e 2 gemas de ovo.
Mistura-se tudo muito bem, rectifica-se os temperos e, com a ajuda de pão ralado, molda-se o rolo de carne. Reserva-se.
***
Num tabuleiro, dispõe-se cebola ás rodelas, cenoura ralada ou em juliana fina e alho ás lâminas.
Deita-se 2 colheres de sobremesa de colorau, 1 folha de louro cortada aos pedaços, azeite, 1 copo de vinho branco, sal, 1/2 caldo knorr de carne ou galinha esfarelado e umas nozinhas de Vaqueiro.
Coloca-se o rolo de carne por cima de tudo e leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC.
À parte, frita-se batatas cortadas aos cubos e, quando a carne estiver quase pronta, junta-se as batatas ao tabuleiro e deixa-se que a carne acabe de assar.
Eu servi acompanhado ainda com arroz branco.
Bom proveito!
Notas:
- Quando se mistura a carne, depois de repousada, com o miolo de pão, pode-se salpicar com um pouco do leite em que o pão foi embebido; o rolo fica mais macio e sucolento.
- Quando se coloca o rolo no tabuleiro, pode-se colocar umas nozinhas de vaqueiro por cima e/ou fatias de bacon.
2 comentários:
rapariga, mas tu hoje arrasaste... é só coisas deliciosas.
Foi para compensar a ausência!! Eheheheh! Obrigada! Beijinhos!
Enviar um comentário