quinta-feira, 31 de julho de 2008

Os queques que viraram bolo!

Lembram-se destes queques que a nossa querida Belinha Gulosa nos apresentou?
Pois é, hoje apresento-os na sua versão "bolo-feito-em-forma-de-bolo-inglês-mas-que-é-bolo-de-aproveitamento-de-bananas-quase-a-ir-para-o-lixo"!
Foi isso mesmo que sucedeu: tinha duas bananas que já tinham conhecido dias melhores e resolvi aproveitá-las numa das imensas receitas que tenho visto por aí e que me têm deixado com uma vontade enorme de experimentar.
A eleita foi a da Belinha, mas como fiz o meu bolo já depois do jantar, não tive pachorra de fazer em forma de queques e resolvi usar mesmo a forma de bolo inglês que, como ainda por cima é de silicone, menos trabalho me deu, pois não tive de untar nem polvilhar com farinha!! Vááááá, chamem-me preguiçosa!:)


Depois deste palavreado todo, aqui vos deixo o modo como fiz, seguindo a receita da Belinha, com as modificações que fiz aos ingredientes, a negrito.
O bolo ficou delicioso, super-hiper aromático, com o maravilhoso cheirinho da canela e o aroma fresco do limão!
Obrigada, Belinha, por mais esta partilha maravilhosa!


Ingredientes:
150 grs de açúcar (usei 200)
150 grs de farinha (usei 200)
150 grs de margarina
1 banana (usei 2)
50 grs de coco ralado
1 colher (chá) de fermento para bolos
1 colher (café) de canela em pó (usei 2 colheres de chá)
2 ovos inteiros + 1 gema (usei 3 ovos inteiros)
raspa de 1 limão


Preparação:
Bati o açúcar com a margarina derretida, até formar um creme fofo e homogéneo, em que não se notasse o açúcar.
Juntei os ovos, a farinha misturada com o fermento, a canela, a raspa do limão e a banana esmagada com a ajuda de um garfo.
Por fim, juntei o coco e envolvi tudo muito bem, de modo a ficar um preparado homogéneo.
Levei a cozer na minha forma de silicone, em forno pré-aquecido a 200ºC (que depois reduzi para 180º), até o palito sair seco.


Experimentem e vejam como é bom!!!

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Bolo Formiga (ou Formigueiro)

Na passada sexta-feira, foi a festinha de final do ano lectivo na creche que a minha filha frequenta. Como é habitual, no final das actividades constantes do programa da festa, houve o lanchinho para o qual os pais costumam contribuir (os que querem!) com alguma coisa.
Este ano levei este bolinho que, apesar de ter ficado com um aspecto um pouquinho torto, ficou muito fofinho e saboroso.
Não o fotografei já cortado porque, como era para levar para a festa... convinha ir inteirinho!!
Depois, na festa, também não tive hipótese de o fotografar, porque na hora H a minha rica máquina resolveu ficar sem bateria!!! Grrrrrr!!!
Mas aqui vos deixo a receita!

Ingredientes:
6 ovos
1 pacote de natas
2 chávenas (chá) de açúcar
2 chávenas (chá) de farinha
1/2 chávena (chá) de óleo
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de chocolate granulado (eu costumo usar um pouquinho mais)

Preparação:
Bate-se as gemas com o açucar até fazer um creme fofo e homogéneo.
Mistura-se as natas, o óleo e, por fim, as claras batidas em castelo, alternando com a farinha misturada com o fermento.
No final, junta-se o chocolate granulado e envolve-se bem, já sem bater.
Coze-se em forma untada e polvilhada com farinha, em forno pré-aquecido a 180ºC, até o palito sair seco (teste infalível!! Eheheheheh!).
Como qualquer bolo deste género, é óptimo acompanhamento para um cházinho, um café, ou uma bela limonada, neste tempo tão quente que temos agora!

Bom apetite!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

E o Fim de Semana Chegou!!!!!

É o que desejo a todas/os que por aqui passam a dar uma espreitadela!
Divirtam-se e gozem o bom tempo!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Salada Mix

Com tantas saladinhas boas e fresquinhas que aparecem nos blogs que costumo visitar diariamente, não resisti a preparar também esta que vos apresento hoje, para acompanhar umas costeletas de porco fumadas grelhadas.


Usei:
alface roxa, esfarrapada
rúcula
massa previamente cozida (tinha sobrado do jantar do dia anterior e guardei-a já a pensar em utilizá-la numa salada!)
milho cozido
rebentos de soja
tomate
sal q.b.
azeite q.b.
vinagre q.b.

Preparação:
Numa saladeira, misturei todos os ingredientes, envolvendo-os bem com a ajuda de uma colher, temperei de sal, azeite e vinagre e servi bem fresquinha, acompanhando as costeletas grelhadas.
No prato, acrescentei ainda molho para saladas.

Bom apetite!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Esparregado de Feijão Verde com Ovo

Este foi um dos acompanhamentos que servi com o frango da postagem anterior. É um acompanhamento bem agradável e fácil de preparar!
Quando encontro, na loja de frutas e legumes onde costumo fazer compras, feijão verde de boa qualidade e a bom preço, costumo comprar mais quantidade e, depois de o cortar como se fosse para fazer sopa e de o cozer em água temperada de sal, deixo-o arrefecer e escorro-o, apertando bem com as mãos e formando bolas mais ou menos do tamanho de laranjas.
Depois, é só congelar as bolas e usar quando for necessário!

Ingredientes:
1 bola de feijão verde cozido (dá bem para duas pessoas!), descongelada
3 dentes de alho, descascados e esmagados
4 ou 5 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de farinha
sal q.b.
3 ovos inteiros, batidos com a ajuda de um garfo

Preparação:
Numa frigideira larga e mais ou menos funda, levei o azeite a aquecer e fritei nele os alhos, até alourarem bem, mas sem queimar.
Retirei do lume, juntei a água, o vinagre, o sal e a bola de feijão verde. Misturei bem e deixei cozinhar em lume muito brando, até ficar quase sem molho.
Acrescentei a farinha e misturei bem, até a farinha desaparecer.
Juntei os ovos batidos e cozinhei em lume brando, envolvendo com a colher de pau até os ovos ficarem cozidos e o preparado seco. Como não gosto de comer o alho, antes de juntar os ovos costumo retirá-los. Quem gostar, pode deixá-los ficar.
Servi de imediato como acompanhamento, mas também funciona bastante bem como refeição ligeira, acompanhado de uma saladinha!

Bom apetite!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Frango com Molho de Leite de Coco e Caril

Tinha descongelado meio frango para o almoço de ontem, mas não tinha idéia de como iria prepará-lo... Vi um frasquinho de leite de coco que tinha na despensa e resolvi utilizá-lo... Olhei para a minha Wok e achei que era boa idéia...Saiu isto e ficou bem saboroso!

Precisei do seguinte:
1/2 frango, partido aos bocados não muito grandes
1 cebola média, picada
1 dente de alho grande, picado
250 ml de leite de coco
4 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta q.b.
2 colheres (chá) de caril em pó
2,5 dl de vinho branco
1 colher (sopa) de farinha Maizena
1 colher (chá) de mostarda tipo Dijon
salsa picada q.b.

E preparei desta forma:
Na wok, levei o azeite a aquecer e refoguei nele a cebola e o alho. Quando a cebola começou a ficar translúcida, juntei o frango, previamente temperado com um pouco de sal, e deixei alourar de todos os lados.
Temperei de pimenta, juntei o caril e envolvi bem. Acrescentei o vinho e deixei cozinhar, em lume brando, até o frango estar cozido e macio.
À parte, numa tigela, dissolvi a farinha Maizena no leite de coco, juntei a mostarda e misturei bem com a varinha de arames.
Verti este reparado sobre o frango na wok, rectifiquei os temperos e deixei o molho engrossar um pouco, em lume muito brando.
Polvilhei com a salsa picada e servi de imediato.
Acompanhei com as batatas utilizadas nesta receita e com esparregado de feijão verde.

Bom apetite e uma boa semana para todas/os!


sexta-feira, 18 de julho de 2008

Lazanha de Atum



Há dias assim, em que parece que o tempo nos dá para tudo! É pena é serem tão raros! Ontem foi o caso! Cheguei a casa com a minha pequenita por volta da 18:00 horas; fomos meia hora ao jardim com parque infantil que temos no nosso condomínio e antes do jantar ainda tive tempo de fazer uma panela de sopa, dar banho à filhota, dar-lhe o jantar, mudar a roupa das camas e ainda fiz esta lazanha para o meu jantar e do maridão!!
Hoje já não vou ter esta sorte... Quando chegar a casa, é dia de fazer a limpeza, pois não gosto de estragar o fim-de-semana a tratar dessas lides!!
Mas, deixemo-nos de conversa e passemos à receita! Inspirei-me num montão de lazanhas que tenho visto por aí, em blogs, sites de culinária, revistas, mas fiz sem seguir nenhuma em particular, acrescentando no momento os ingredientes que me pareceu que ligavam bem!
Ingredientes:
Placas de massa para lazanha (creio que usei 8 das que não necessitam cozedura prévia; era as que tinha ainda na caixa!)
1 cebola média, picada
1 dente de alho grande, picado
2 tomates médios, sem pele e cortados em pequenos cubos
1 lata grande de cogumelos, cortados em lâminas finas
2 latas de atum, escorrido e esfarelado com a ajuda de um garfo
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
3 colheres (sopa) de azeite
1 dl de vinho branco, misturado com um pouquinho de água
sal, pimenta e oregãos q.b.
queijo mozzarela, ralado
1 pacote de molho béchamel (usei 1 grande da Parmalat Levíssima)
Preparação:
Refoguei a cebola e o alho no azeite e, quando a cebola começou a ficar translúcida, acrescentei os cogumelos e deixei fritar durante 2 ou 3 minutos.
Acrescentei os tomates, a polpa de tomate, o vinho com a água e deixei cozinhar em lume médio, até o tomate ficar desfeito.
Juntei ao tacho o atum, temperei de sal, pimenta e oregãos, envolvi tudo muito bem e deixei cozinhar em lume brando durante mais 5 ou 10 minutos, deixando o molho apurar bem e secar um pouco.
Comecei, então, a montar a lazanha: num tabuleiro de ir ao forno, coloquei primeiro uma camada de molho de atum e cogumelos, seguindo-se-lhe uma camada de massa, outra de molho e queijo ralado e assim sucessivamente até acabar massa e molho, sendo a última camada de molho.
Por cima de tudo, verti o molho béchamel, polvilhei com mais queijo ralado e oregãos e levei a forno pré-aquecido a 200º, durante cerca de 40 minutos.
Bom apetite e bom fim-de-semana para todas/os que passam por aqui!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Filetes de Solha com Molho de Laranja


Inspirando-me nesta receita do site da Vaqueiro, preparei este peixinho para o jantar lá de casa e fez uma refeição muitíssimo saborosa! A laranja conferiu um toque bem especial ao molho, tornando-o aromático e leve.

Usei isto:
1 embalagem de filetes de solha (trazia 4)
30 grs de margarina, misturada com 1 colher (sopa) de azeite
2 folhas de louro
sumo de 2 laranjas
sal e pimenta q.b.
1 pouco de natas (usei pouco menos de meio pacote)
salsa picada q.b.

E fiz assim:
Comecei por temperar os filetes com sal e pimenta e reservei.
Numa frigideira, levei a derreter a margarina com o azeite e fritei neles os filetes, deixando alourar um pouco de ambos os lados.
Juntei o sumo das laranjas, as folhas de louro e deixei ferver, em lume muito brando, por cerca de 10 minutos.
Passado esse tempo, acrescentei natas e rectifiquei o sal e a pimenta.
Neste ponto, verifiquei que o molho não estava lá muito homogéneo, pois as natas ficaram com um aspecto parecido com leite coalhado e, por esse motivo, retirei os filetes e triturei o molho com a varinha mágica. Desta forma, ficou bem aveludado e uma maravilha!!
Juntei novamente os filetes, polvilhei generosamente (mas não em demasia!) com salsa picada e deixei mais uns minutos ao lume, em lume muito brando, para apurar e engrossar um pouco o molho.
Servi acompanhado de batatas cozidas (na foto, também regadas com o molho de laranja) e espinafres salteados em azeite e alho.

Bom a petite a quem quiser experimentar!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Campanha pela Saúde


Recebi este selinho da nossa querida Anabela há já algum tempo e ainda não tinha feito a sua divulgação aqui no meu cantinho... Peço desculpa pelo atraso à nossa Cenourita, e aqui fica a sempre importante referência à já vossa conhecida campanha.

Deveria passá-lo a outras 7 pessoas, mas como é um selo que já anda a circular há tanto tempo e já é sobejamente conhecido, convido todas/os que aqui passarem a darem o vosso contributo, clicando no link acima, e a passá-lo a quem vocês quiserem alertar para este assunto tão importante!!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Salada de Feijão Frade, Atum e Tomate

Quando os afazeres a ter em casa o permitem, depois de sairmos do trabalho e de irmos buscar a pequenita à creche, eu, marido e filhota damos uma voltinha antes do jantar. Uma tarde destas, fomos até um dos shoppings aqui da cidade. Depois de uma visita ás lojas, de algumas compras feitas (há que aproveitar as promoções, não é?!) e de algum tempo com a pequenita a divertir-se no parque infantil, chegámos a casa perto das 20:00 horas.


Enquanto eu tratava da banhoca da filhota, o meu marido providenciou o jantar e, como não apetece passar muito tempo perto da fogão nem comer coisas demasiado quentes (tem estado um calorão por aqui!!), o que saiu da cozinha foi esta saladinha e soube-nos mesmo bem!!

Não tem nada de especial e toda a gente sabe fazer, mas aqui fica também o meu apontamento.
****
Enquanto 3 ovos coziam, o conteúdo de uma lata de feijão frade aquecia num tachinho e duas latas de atum estavam a escorrer, 3 tomates médios, sem pele, foram cortados aos pedaços para uma saladeira.

Seguiu-se-lhe o atum esfarelado com a ajuda de um garfo, o feijão frade e os ovos cozidos, cortados aos bocados.

Foi tudo temperado com sal, azeite e um pouco de vinagre.

Foi servido de imediato. O meu marido, no prato dele, acrescentou maionese; eu, no meu, acrescentei molho para saladas, na variedade de iogurte e ervas.

Bom apetite!!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ovos Mexidos com Batata Palha


Vi esta receita numa Teleculinária que comprei este fim-de-semana e experimentei-a ontem para o nosso jantar lá de casa. Saiu um jantarzinho bem simples e agradável!
Aqui vos deixo a forma como a preparei; se quiserem a receita original (a qual sofreu algumas pequenas alterações na minha versão!) ela consta da pág. 379 (?!) da Teleculinária nº .1525, de 30/06/2008.

Ingredientes:
5 ovos
200 grs de batata palha de compra
150 grs. de fiambre, cortado em tiras finas
2 salsichas grandes, cortadas em meias-luas
2 colheres (sopa) de azeite e 1 da margarina
sal e pimenta q.b.
1 cebola pequena, picada
1 dente de alho, picado
1 chávena de chá de leite quente

Preparação:

Comecei por demolhar a batata palha no leite quente por 2 ou 3 minutos.

Refoguei a cebola e o alho no azeite com a margarina e quando a cebola começou a ficar macia e transparente acrescentei o fiambre e as salsichas. Envolvi tudo muito bem e deixei fritar um pouco.

De seguida, juntei as batatas escorridas com as mãos, mas não demasiado. Envolvi com cuidado, incorporando bem os ingredientes.

À parte, bati os ovos e temperei-os de sal e pimenta. Atenção ao sal, pois as batatas também já são salgadas! Depois de bem batidos, verti sobre o preparado no tacho e mexi bem, até os ovos ficarem bem cozinhados.

Retirei para uma travessa e servi de imediato, acompanhado de uma "salada-de-aproveitamento-de-restos": um resto de alface, tomates cherry e pickles que tinha no frigorífico e 2 ou 3 mãos cheias de milho cozido!

Bom apetite e uma óptima semana para todos/as!!


sexta-feira, 11 de julho de 2008

O Meu Primeiro Chilli!

Há já algum tempo que andava para experimentar fazer chilli, mas ainda não tinha calhado.
Um destes dias, aproveitando um resto de carne picada que tinha no congelador, inspirei-me numa série de receitas que encontrei em vários sítios e saiu o meu primeiro chilli!!
O feijão branco que vêem na foto só lá aparece porque eu só tinha em casa uma lata pequena de feijão vermelho e como achei que, dessa forma, ficaria com pouco feijão, acrescentei também uma lata pequena de feijão branco...

Ingredientes:
600 grs de carne picada
100 grs de presunto, cortado aos cubos
100 grs de afiambrado, cortado aos cubos
1 cebola média, picada
2 dentes de alho, picados
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 dl de vinho branco
sal, pimenta e ervas da Provença q.b.
2 latas pequenas de feijão vermelho


Preparação:
Refoguei a cebola e os dentes de alho no azeite e, quando a cebola começou a ficar translúcida, juntei o presunto e o afiambrado e deixei que fritassem uns minutos.
Acrescentei a carne picada, temperei de sal, pimenta e ervas da Provença, envolvi bem e deixei que fritasse também durante cerca de 5 minutos.
Acrescentei, então, a polpa de tomate e o vinho branco e deixei cozinhar por cerca de 10 minutos.
Passado esse tempo, juntei ao tacho o feijão, rectifiquei os temperos e deixei cozinhar por mais cerca de 5 minutos.
Servi acompanhado de arroz branco bem soltinho e, modéstia à parte, estava delicioso!!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Medalhões de Pescada e Pérolas do Mar em Molho de Natas



Pois é... O que é bom acaba depressa! Depois de uma semaninha magnífica por aqui, com direito a uma excursão para passar o dia neste local esplêndido, e depois de um regresso com várias coisas a ocupar o meu tempo (daí o meu atraso!! Sorry!), aqui estou de volta a este meu cantinho, com mais uma receita que vos deixo como sugestão.

Precisei disto:
1 embalagem de medalhões de pescada
1 embalagem de pérolas do mar
1 tomate grande, limpo de peles e sementes, cortado em pequenos cubos
1 cebola média, picada
2 dentes de alho picados
3 tirinhas de pimento verde, cortadas em pedacinhos
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 dl de vinho branco
1 dl de água
1 pacote de natas de culinária
coentros picados q.b.

E preparei assim:
Comecei por refogar a cebola e os dentes de alho em azeite, até a cebola começar a ficar transparente.
Juntei-lhes as pérolas do mar e deixei que fritassem um pouco.
De seguida, acrescentei o tomate, o pimento, a polpa de tomate, temperei de sal e pimenta, acrescentei o vinho e a água e deixei levantar fervura.
Acrescentei os medalhõe de pescada e deixei cozinhar, em lume brando, por cerca de 10 minutos, até os medalhões estarem cozidos.
Passado esse tempo, retirei os medalhões do tacho e reservei-os quentes.
Deixei o preparado do tacho cozinhar, em lume brando, por mais cerca de 15-20 minutos, até o molho estar bem reduzido e as pérolas do mar bem macias.
Neste ponto, juntei as natas, rectifiquei os temperos, polvilhei com coentros picados e juntei os medalhões novamente.
Deixei no lume durante cerca de 5 minutos, para o molho engrossar um pouco e os medalhões tomarem bem o gosto.
Servi de imediato, acompanhado de puré de batata caseiro.

Bom apetite!!
Nota: Em vez das Pérolas do Mar, esta receita também fica óptima com delícias do mar, miolo de camarão, miolo de mexilhão...