segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Bolo de aniversário

Hoje venho aqui numa corrida deixar-vos o bolo que preparaei para a minha filhota soprar a velinha dos 5 anos cá em casa. Como ela nem iria prová-lo e como no dia seguinte iria ter o resto do bolo de aniversário que iria ser servido na sua festa com os amiguinhos, resolvi fazer apenas metade da receita deste bolo de iogurte (mas sem o coco) e juntei-lhe 3 colheres (sopa) de chocolate granulado.
Depois fiz a cobertura com 1/2 lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) de cacau magro em pó e cerca de 75 grs de margarina.
Derreti a margarina, juntei-lhe o cacau e o leite condensado e mexi em lume brando, até ficar com uma consistência boa para barrar.
Barrei o bolo com este creme de chocolate, polvilhei-o com missangas coloridas, coloquei a velinha e vi a filhota apagá-la 574 vezes seguidas!!!
Confesso que só fiz o creme da cobertura na esperança de que ela, que simplesmente adora chocolate, se animasse a, desta vez, comer uma fatiazinha. Mas nem assim!!!



sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Filetes de peixe-espada com banana

Por vezes, há receitas que me despertam a atenção no mesmo instante em que as vejo, em revista, livro ou televisão, pela sua simplicidade de confecção e ingredientes, pelo seu aspecto ou pela conjugação de ingredientes e sabores. No entanto, muitas dessas receitas acabam por ficar em stand by porque o pessoal lá de casa é um pouco esquisitinho no que toca a novidades gatronómicas e misturas mais invulgares.
Foi o que aconteceu com esta receita de filetes! Adorei-a logo no primeiro instante, mas acabei por só agora a experimentar pois já sabia que o meu marido (já para não falar na filhota!!) não iria propriamente morrer de amores por ela e fui adiando, adiando...!!
Mas, porque um dia não são dias e a cozinheira também tem direito, ontem não me escapou e foi o jantar lá de casa. O marido comeu (que remédio!!) e, quando lhe perguntei se gostou, disse que sim mas sem grande convicção e com uma espécie de encolher de ombros... Paciência!!
Eu cá adorei!! O doce da banana associado aos demais ingredientes ficou uma maravilha! E o cheirinho da banana enquanto o tabuleiro estava no forno?! Um espanto!!
Aqui deixo a receita na íntegra, tal como a podem encontrar na revista "Teleculinária" nº 1559, mas eu, uma vez mais, reduzi mais ou menos para metade.

Ingredientes:
500 grs de filetes de peixe a gosto, sem peles nem espinhas
3 bananas (usei 2)
6 fatias de fiambre (usei 4)
5 dl de molho béchamel de compra (usei 1/2 pacote dos grandes)
sumo de 1 limão (usei de 1/2 limão)
sal e pimenta q.b.
farinha para passar
pão ralado para polvilhar
óleo para fritar

Preparação:
1. Tempere os filetes com sal, pimenta e o sumo de limão e deixe repousar durante 10 minutos. Ligue o forno a 180ºC.
2. Escorra os filetes, passe-os por farinha e leve-os a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos de ambos os lados. Retire, deixe escorrer e coloque num tabuleiro de louça ou pirex.
3. Descasque as bananas, corte-as em palitos grossos e espalhe-os por cima dos filetes. Cubra com as fatias de fiambre, regue com o molho béchamel, polvilhe com pão ralado e leve ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva quente, acompanhado com puré e salada a gosto (eu servi com puré de batata e espinafre).

Bom apetite e um óptimo fim de semana!! E hoje, a partir das 17 horas, estou oficialmente de férias!! Yupiiiiiiiii!!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Espetadinhas de frango com pimento e cebola


O que fazer quando se tem destinado fazer filetes de peixe para o jantar (ver Menu da Semana aqui ao lado) e nos enganamos e deixamos a descongelar o frango para a receita do dia seguinte?! Pois claro, alteramos o menu previsto!!
Mas... E o que fazer quando vamos à loja de frutas e legumes para comprar as courgettes necessárias para as espetadas de frango e vemos que... NÃO HÁ?!?!
Bem, aí alteramos a composição das ditas espetadas e vão mesmo com cebola e pimento vermelho!!!
E que boas ficaram!! Deliciosas!! E até ficaram bem bonitinhas, não acham?
Então, foi assim...

Usei:
3 peitos de frango, cortados em cubos
1 cebola, cortada em meias-luas
1 pimento vermelho, cortado em pedaços (mais ou menos quadrados)
sal, pimenta e alho em pó q.b.
sumo de 1/2 limão grande
oregãos secos picados
2 colheres (sopa) bem cheias de mostarda (usei tipo Dijon)
0,5 dl de azeite + azeite para untar o tabuleiro
pauzinhos de espetadas

E fiz assim:
Numa tigela, temperei os cubos de frango com sal, pimenta, alho em pó e o sumo de limão, envolvi bem e deixei a marinar durante cerca de 15 minutos.
Montei as espetadas nos pauzinhos, alternando frango, cebola e pimento.
Barrei as espetadas com a mostarda (com a ajuda de um pincel de silicone) e coloquei-as num tabuleiro previamente untado com azeite.
Reguei as espetadas com azeite, polvilhei-as com oregãos secos e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 35-40 minutos.
Depois de prontas, mudei as espetadas para uma travessa, reguei-as com o molho do tabuleiro (de azeite e mostarda) e servi de imediato, acompanhadas de salada (alface verde, rúcula e rebentos de soja) e fatias de broa de milho.

Bom apetite!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Arroz de peixe com delícias do mar e mexilhão

Na próxima semana (4ª. feira, dia 19) estarei de partida para uns dias no Continente, de visita à família. Assim sendo, ando já numa de limpeza do frigorífico, para não deixar restos pendurados à espera de ser consumidos, para repor o stock quando regressar aqui à ilhota.
Com um restinho de atum, de miolo de mexilhão e três tomates pelados que ainda andavam lá pelo frigorífico, fiz este arroz para o jantar de 2ª. feira e saiu muito bom, meio malandrinho, como eu gosto, e com o toque e o aroma dos coentros picados.
Aqui vos deixo mais esta sugestão...


Usei:
arroz
atum em cubos
miolo de mexilhão
4 barras de delícias do mar
1 cebola pequena, finamente picada
1 dente de alho, picado
3 tomates pelados, cortados em pequenos pedaços
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1/2 cubo de caldo de peixe
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Água q.b.
Coentros picados


E fiz assim:
Levei a cebola e o alho a refogar em azeite até a cebola ficar macia, mas sem dourar.
Juntei o miolo de mexilhão e deixei fritar durante 1 ou 2 minutos. Acrescentei, então, um pouquinho de água, os tomates pelados, a polpa de tomate, temperei de sal e pimenta e deixei cozinhar um pouco, em lume brando.
Adicionei ao tacho os cubos de atum e deixei cozer o peixe durante cerca de 10 minutos.
Neste momento, retirei o peixe do tacho e reservei.
Juntei a água necessária para fazer um arroz mais ou menos malandrinho e o cubo de peixe.
Quando a água levantou fervura, comprovei os temperos e acrescentei o arroz. Deixei cozinhar em lume muito brando, até o arroz se apresentar cozido mas com molho.
Antes de o arroz acabar de cozer, juntei ao tacho os cubos de atum e as delícias do mar cortadas em rodelas e deixei cozinhar por mais cerca de 5 minutos.
Polvilhei com coentros picados e servi de imediato.

Bom apetite!!


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Feijão verde de fricassé

Há uns dias, percorrendo algumas receitas disponíveis aqui neste mundo imenso que é a Net, deparei-me com este modo de preparar feijão verde e logo pensei que seria o acompanhamento ideal para uns bifes de peru grelhados, para variar um pouco do arroz, batatas e salada
A receita roubei-a daqui e adaptei as quantidades à minha casa, pois seria só para duas pessoas: eu e o meu marido. Ainda assim, deixo aqui a receita na íntegra, para quem quiser experimentar.

Ingredientes (usei mais ou menos metade destas quantidades):
2 cebolas
2 dentes de alho
6 colheres (sopa) de azeite
1 kg de feijão verde
2 chávenas de caldo de legumes caseiro (usei caldo da cozedura deste frango que eu tinha guardado para futuras utilizações)
2 colheres (sopa) de polpa de tomate fresco
sal
2 gemas
2 colheres (sopa) de sumo de limão
salsa (não usei porque não tinha em casa)

Preparação:
Leve ao lume as cebolas e os dentes de alho, descascados e picados, e o azeite. Refogue até a cebola ficar cozida, sem alourar. Retire os bicos aos feijões, lave-os e corte-os em tiras compridas enviezadas.
Regue o refogado com o caldo de legumes (de frango, no meu caso) e, quando ferver, junte-lhe o feijão e a polpa de tomate.
Tempere com sal (atenção ao sal do caldo), tape o tacho e cozinhe em lume brando até o feijão ficar macio.
Numa tigela, bata as gemas com o sumo de limão e a salsa picada. Retire o tacho do lume e, gradualmente, junte-lhe a gemada, mexendo sempre.
Leve de novo ao lume sem parar de mexer até as gemas cozerem sem ferver.
Sirva muito quente.

Bom apetite!!

Nota: É um bom acompanhamento para qualquer tipo de carne assada.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Frango gratinado

Bom dia a todas/os!
Hoje deixo-vos com uma maneira deliciosa de preparar o sempre versátil e saboroso franguinho.
Lá em casa todos adorámos e é uma receita a repetir mais vezes, sem dúvida alguma, pois fica simplesmente deliciosa!
A receita encontrei-a na Teleculinária nº 1559 e fiquei fã!! Deixo-vos com a receita original, que dá para 6 pessoas, mas eu fiz apenas metade, adaptando ás necessidades lá de casa.

Ingredientes:
1 frango
500 grs de batata palha
2 cebolas
3 dentes de alho
4 ovos
100 grs de queijo ralado
60 grs de farinha
50 grs de margarina
1 cubo de caldo de galinha
1 folha de louro
salsa q.b. (não usei porque deixei acabar e não tinha)
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Arranje o frango, corte-o em pedaços e leve-os a cozer em água com o caldo de galinha, sal e pimenta. Escorra-o, retire-lhe as peles e os ossos e desfie-o.
Passe 7 dl de caldo da cozedura pelo passador de rede e reserve.
À parte, coza os ovos durante 12 minutos, depois descasque-os e pique-os grosseiramente.
Descasque os alhos e as cebolas e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com a margarina, deixe derreter, junte a cebola, os alhos, o louro e deixe refogar, até a cebola ficar macia.
Polvilhe com a farinha, mexendo sempre, adicione os 7 dl de caldo da cozedura do frango, aos poucos e mexendo continuamente com uma vara de arames, até obter um creme grosso.
Rectifique os temperos, junte os ovos cozidos picados, o frango, a batata palha e salsa picada a gosto e envolva. Se necessário, regue com um pouco mais de caldo de cozer o frango.
Retire do lume, verta para um pirex, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar coradinho.

Bom apetite e boa semana, de férias ou de trabalho, conforme o caso!!


Nota: Na receita original, quando indicam os ingredientes, indicam 3 colheres (sopa) de ketchup que, depois, não aparecem na preparação. Eu, por acaso, só dei conta agora, ao passar para aqui a receita, e por isso mesmo não utilizei.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Princesas para a minha Princesinha!!

Pois é, amigas e amigos! Hoje não haverá receitoca! Como podem ver pelo Menu da Semana aqui mesmo ao lado, hoje é dia de festa!!
A minha filha linda faz 5 aninhos e, como tal, fazemos gazeta as duas (o pai, este ano, não pode!), vamos passear, brincar no parque, almoçar fora e a uma sessão de cinema, com pipocas e refrigerante incluídos!!

Depois, ao fim da tarde, o papá juntar-se-á a nós para jantar e soprar as velinhas num bolinho feito pela mamã para o efeito (depois colocarei a foto).
A festa de arromba será amanhã, com toda a pompa e circunstância próprias de uma festa infantil, e vai ser tão, mas tão bom ver a minha filhota feliz!!

Parabéns, Filha Querida!!

Hoje fico por aqui!! Regressarei na segunda-feira!
Até lá, tenham um óptimo fim de semana!!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Salada de grão com bacalhau

Se já repararam nas listinhas que tenho aqui ao lado, modifiquei umas coisinhas no meu blog e entre essas mudanças está a inclusão do Menu da Semana, com as receitas que eu previamente escolho para preparar lá em casa.
Esta semana, no entanto, fiz uma pequena alteração e a receita que estava destinada para hoje foi preparada ontem porque me esqueci de deixar o frango a descongelar e precisei de passar a ferro e, por conseguinte, deu-me mais jeito preparar ontem uma refeição mais rápida e menos trabalhosa do que aquela que tinha destinado.
Assim sendo, deixo-vos hoje esta receita que servi ao jantar e que resultou muito fresca, como se quer com o tempo que tem feito por cá!

Ingredientes:
1 posta de bacalhau (com cerca de 200 grs) cozida
1 lata (peq.) de grão cozido
2 ovos cozidos
1/2 cebola picada
pickles q.b.
salsa picada q.b.
sal q.b.
azeite q.b.
azeitonas pretas descaroçadas (uma vez mais, apenas no meu prato, foto abaixo)

Preparação:
Comecei por escorrer bem o grão e, de seguida, verti-o para uma saladeira.
Juntei os ovos cozidos cortados grosseiramente em pedaços, o bacalhau em lascas, pickles picados também grosseiramente, a cebola picada finamente, a salsa picada, temperei de sal e azeite e servi bem fresquinha.
Uma vez mais, no meu prato acrescentei ainda algumas azeitonas pretas descaroçadas cortadas em rodelas.

Bom apetite!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Uma espécie de jardineira de atum

No passado Sábado, deixei uns bifes de atum a descongelar para preparar para o almoço de Domingo, mas sem ainda ter decidido o que fazer concretamente com eles.
No próprio dia, depois de ter pesquisado e ter encontrado várias receitas, acabei por não ficar verdadeiramente deslumbrada com nenhuma delas e acabei por decidir, na hora, preparar o atum da maneira que hoje vos apresento.
Chamei-lhe Jardineira de Atum e ficou realmente saborosa, com um molhinho apurado que só apetecia molhar lá o pão!!

Usei:
4 bifes de atum, cortados em cubos
1 cebola, picada
3 tomates pelados, cortados em cubos
2 copos de ervilhas congeladas
2 batatas, cortadas em cubos
1 colher (sopa) de polpa de tomate
1 colher (chá) de colorau
1,5 dl de vinho branco
água q.b.
azeite q.b.
sumo de 1/2 limão
sal e pimenta q.b.
alho em pó q.b.
salsa picada q.b.

E fiz assim:
Temperei o atum de sal, pimenta, alho em pó e o sumo de limão e deixei marinar durante cerca de meia hora.
Refoguei a cebola em azeite e, quando começou a ficar macia, acrescentei os tomates, a polpa de tomate, o colorau, o vinho, e deixei cozinhar 2 ou 3 minutos.
Juntei, então, o atum, as ervilhas, as batatas e água suficiente para cozer as batatas e fazer molho.
Deixei cozinhar em lume brando, até as batatas ficarem cozidas e o molho apurado.
Rectifiquei os temperos (se faltar sal, podemos também usar cubo de caldo de peixe), polvilhei com salsa picada e servi de imediato.

Bom apetite!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tagliatelle com molho de marisco

Mais uma massinha que serviu de jantar lá por casa e que saiu muito saborosa.

Ingredientes:
tagliatelle (usei 5 novelos)
1 cebola pequena, picada
2 dentes de alho, picados
azeite q.b.
3 tomates pelados, cortados aos cubos
miolo de camarão e mexilhão (foi a olho, não pesei)
1 colher (sopa) de polpa de tomate
vinho branco q.b.
1/2 pacote de natas para culinária (usei light)
sal e pimenta q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:
Comecei por levar a massa a cozer em água fervente temperada de sal e um fio de azeite.
Enquanto a massa cozia, comecei a preparar o molho: refoguei a cebola e os dentes de alho em azeite até a cebola começar a ficar translúcida. Acrescentei, então, os tomates (com um pouco do seu suco), o miolo de camarão e o de mexilhão. Juntei a polpa de tomate, temperei de sal e pimenta, refresquei com o vinho branco e deixei cozinhar, em lume brando, até reduzir.
Entretanto, a massa ficou cozida, escorri-a e reservei quente.
Quando o molho ficou bem reduzido, juntei as natas, rectifiquei de sal e pimenta e envolvi bem, sobre lume brando.
Adicionei a salsa picada e servi de imediato, sobre a massa.

Bom apetite!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Salada de feijão frade e atum

Por cá, o calor tem sido mais que muito e, como tal, o que tem apetecido mais é fazer refeições mais frescas e que não requeiram demasiado tempo perto do fogão.
Um dia destes, o jantar lá por casa foi esta salada, igual a tantas outras e que toda a gente sabe fazer, mas aqui fica como sugestão.

Usei:
2 latas de feijão frade cozido
2 latas de atum escorrido e esfarelado
2 ovos cozidos
5 barras de delícias do mar
1/2 cebola picada
azeitonas pretas descaroçadas (só no meu prato!)
flor de sal q.b.
azeite e vinagre q.b.

E fiz assim:
Numa saladeira, misturei o feijão bem escorrido, o atum, os ovos cortados grosseiramente aos bocados, as delícias do mar cortadas em rodelas e a cebola picada. No meu prato, acrescentei ainda as azeitonas cortadas em rodelas (o marido e a filha não gostam).
Temperei com a flor de sal, o azeite e o vinagre e envolvi delicadamente.
Levei uns minutos ao frigorífico e servi bem fresquinha.
Para quem quiser, também pode acrescentar um pouco de maionese (light, de preferência!) e envolver bem.