quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Salada de grão com bacalhau

Se já repararam nas listinhas que tenho aqui ao lado, modifiquei umas coisinhas no meu blog e entre essas mudanças está a inclusão do Menu da Semana, com as receitas que eu previamente escolho para preparar lá em casa.
Esta semana, no entanto, fiz uma pequena alteração e a receita que estava destinada para hoje foi preparada ontem porque me esqueci de deixar o frango a descongelar e precisei de passar a ferro e, por conseguinte, deu-me mais jeito preparar ontem uma refeição mais rápida e menos trabalhosa do que aquela que tinha destinado.
Assim sendo, deixo-vos hoje esta receita que servi ao jantar e que resultou muito fresca, como se quer com o tempo que tem feito por cá!

Ingredientes:
1 posta de bacalhau (com cerca de 200 grs) cozida
1 lata (peq.) de grão cozido
2 ovos cozidos
1/2 cebola picada
pickles q.b.
salsa picada q.b.
sal q.b.
azeite q.b.
azeitonas pretas descaroçadas (uma vez mais, apenas no meu prato, foto abaixo)

Preparação:
Comecei por escorrer bem o grão e, de seguida, verti-o para uma saladeira.
Juntei os ovos cozidos cortados grosseiramente em pedaços, o bacalhau em lascas, pickles picados também grosseiramente, a cebola picada finamente, a salsa picada, temperei de sal e azeite e servi bem fresquinha.
Uma vez mais, no meu prato acrescentei ainda algumas azeitonas pretas descaroçadas cortadas em rodelas.

Bom apetite!

10 comentários:

risonha disse...

esta tua ideia do menu da semana foi muito boa...
passa no meu blog para veres as fotos que lá estão colocadas.
beijos

Vina disse...

Pois é Risonha, a ideia até foi inspirada no blog de uma amiga virtual que temos em comum, a Mónica!! Adoro o blog dela e acho que é uma querida! Tal como tu! Beijocas!

Sónia Meirinho disse...

Olá. Também já fiz esta saladinha. Adoro imenso. A minha tínha pequeninas alterações mas ficou deliciosa. Tenho que voltar a fazer!!
Beijinhos

G' disse...

Adorei a tua sugestão de salada. Como tu dizes, super fresca e rápida :)

Beijinhos *

Unknown disse...

Esta saladinha me deixou de água na boca. JInhos doces

Sofia Afonso disse...

Olha quem ela é!!!!
Gostei mesmo de te descobrir aqui pela net!
Não sou grande fã de cozinhar, mas "frequento" alguns blogues de receitas e cheguei até ao teu pelo da Risonha. Quando vi por lá uma Vina da Madeira tive logo o pressentimento que eras tu, embora desconhecesse esse teu gosto e jeito para os cozinhados.
Agora que já te tenho nos meus favoritos, virei aqui sempre!
Beijinhos e... até já! :)

Vânia Costa disse...

É uma salada tradicional e que calha sempre bem! Fica deliciosa e leve!
Gostei muito e ficou com óptimo aspecto!

Beijinho*

ameixa seca disse...

Por acaso reparei ontem no menú :) Fazes muito bem! Esta troca também não calhou mal, este é um clássico... bacalhau com grão :) E que bom!

anna disse...

Esta saladinha sabe muito bem agora, no Verão... A tua ficou óptima, com as azeitonas pretas!
Beijinhos.

moranguita disse...

adorei a ideia do menu vina ajuda a nos criarmnos habitos.
quando for eu a gerir a casa tentarei
acho qu ajuda a poupar tempo.
beijinhos