quarta-feira, 19 de março de 2008


Frango com Açafrão e Limão


Há uns dias atrás, experimentei esta receita que vi na Teleculinária nº 1508, de 03/03/2008. A receita original é feita apenas com coxas, mas como não tinha em casa, fiz com meio frango cortado aos bocados. Gostei bastante, mas para a próxima tenho de fazer uma pequena alteração: é que, como a receita não diz para retirar o limão, eu deixei-o estar até o frango ir para a mesa e o meu ficou um pouco amargo, a saber á casca do limão! Oooopss!
Para a próxima, sairá melhor!!
Aqui fica a receita tal como aparece na revista:

Ingredientes:

1 kg de coxas de frango
1 cebola grande
2 dentes de alho
3 dl de natas
2 colheres (sopa) de margarina
1 limão
1 colher (café) de açafrão
salsa picada q.b.
sal e pimenta q.b.


Preparação:
Arranje as coxas de frango e tempere-as com sal e pimenta.
Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve ao lume um tacho com a margarina, deixe derreter, junte as coxas de frango e deixe-as corar de ambos os lados. Adicione então a cebola e os dentes de alho, mexa e deixe refogar.
Lave o limão, corte-o em gomos, junte-os ao tacho, adicione também o açafrão e um pouco de água e deixe cozinhar durante 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Junte então as natas, rectifique os temperos e deixe apurar o molho. Retire do lume e sirva polvilhado com salsa picada e acompanhado com arroz branco ou batatas fritas às rodelas.




Eu servi acompanhado com estas batatinhas da nossa querida Missy. Simplesmente deliciosas!!

terça-feira, 18 de março de 2008

Delícia de Morango



Ainda sobre o meu jantar de Sábado... Outra das sobremesas que servi ao pessoal foi esta delícia da nossa querida Zana. Foi a primeira vez que fiz e fiquei fã! Adoro o sabor da torta Dan Cake embebida no resto do preparado. A repetir mais vezes, sem dúvida! Já experimentaram?


Beringelas com Ovos


Gosto muito de beringelas e este é um acompanhamento muito agradável e que eu, simplesmente, adoro! Como faço sempre a olho e a quantidade depende do número de pessoas que vão comer (ou da quantidade que se tem vontade de comer!!Eh!Eh!) não vou colocar medidas certas...

Ingredientes:
Cebola e alho picados finamente
Beringelas
Ovos (para duas pessoas costumo usar 3 ovos)
azeite q.b.
água q.b.
sal q.b.
farinha ou pão esfarelado ou pão ralado q.b.

Preparação:
Descasca-se, lava-se e corta-se as beringelas aos cubos não muito pequenos. Reserva-se.
Refoga-se a cebola e o alho em azeite, até a cebola começar a ficar transparente.
Nesta altura, deita-se um pouquinho de água (não muito, porque a beringela vai libertar mais ao cozer) , junta-se as beringelas cortadas, tempera-se de sal e deixa-se cozer (mas não em demasia, para a beringela não ficar muito desfeita).
Quando estiver quase sem água, deita-se um pouco de farinha (ou pão esfarelado ou ralado), mexe-se bem para secar o preparado e junta-se os ovos previamente batidos.
Deixa-se cozer os ovos, mexendo sempre com a colher de pau para não agarrar.

Bom proveito!

Nota: Nesta receita também se pode polvilhar com salsa picada antes de servir ou misturar-se batata palha antes de juntar os ovos (fica uma espécie de "Beringelas à Bráz").

Esparguete com Frango no forno


Este foi o prato principal que servi a um grupo de amigos que tive cá em casa para jantar no Sábado passado. Fiz dois tabuleiros e o da foto foi o que sobrou. Como só me lembrei de tirar as fotos no dia seguinte, o esparguete tem um aspecto mais seco do que realmente tem quando se come acabadinho de fazer.


Ingredientes:

1 frango

1 knorr de galinha

3 colheres (sopa) de margarina

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

400 grs de esparguete

50 grs de queijo ralado

sal, pimenta e noz moscada q.b.


Para o molho:

1 chávena de leite

1 colher (sopa) de Maizena

30 grs de manteiga

1 gema

1/2 chávena de natas

sal, pimenta e noz moscada q.b.


Preparação:

Coze-se o frango em água temperada de sal e, depois de cozido, retira-se-lhe os ossos e desfia-se.

Na água da cozedura do frango, coze-se o esparguete até ficar "al dente", escorre-se e reserva-se.

Num tacho, faz-se um refogado com a margarina, a cebola e o alho, até a cebola ficar macia. Junta-se o frango desfiado, o cubo de Knorr , tempera-se de sal, pimenta e noz moscada e deixa-se estufar.

Á parte, prepara-se o molho:

Num tachinho, dissolve-se a Maizena no leite e leva-se ao lume, mexendo sempre com a colher de pau até levantar fervura. Retira-se do lume, tempera-se de sal, pimenta e noz moscada (atenção ao tempero que já se colocou no preparado do frango), junta-se a manteiga e a gema, adiciona-se as natas e incorpora-se bem.

Num pirex barrado com margarina, coloca-se metade do esparguete cozido, por cima o preparado de frango, o resto do esparguete e, por cima de tudo, o molho. Polvilha-se com o queijo ralado e leva-se ao forno até alourar.

Serve-se quentinho, acompanhado por uma saladinha verde.


segunda-feira, 17 de março de 2008

Arroz de Ervilhas e Milho com Caril



E porque a minha filhota (3 aninhos) adora arroz, ervilhas e milho, juntei-os todos para companhar umas moelas.


Ingredientes:

Arroz q.b.
1 copo de ervilhas congeladas
1 copo de milho
1 cebola pequena
2 dentes de alho
água q.b.
sal q.b.
azeite q.b.
1/2 caldo Knorr de legumes
1 colher (sobremesa) de caril

Preparação:

Comecei por refogar a cebola e os dentes de alho no azeite, até a cebola começar a ficar transparente.
Depois de refogados, juntei um pouquinho de água, as ervilhas, o milho, o caril, o knorr e um pouquinho de sal.
Deixei cozinhar uns minutos, até ficar quase sem água e acrescentei a água necessária para a quantidade de arroz pretendida.
Assim que levantou fervura, rectifiquei o sal e acrescentei o arroz. Quando começou a ferver novamente, mexi o arroz para soltar os bagos e deixei cozer até ficar sem molho.

Pudim de Ananás


Para o meu jantar de Sábado, resolvi roubar também este pudim da Belinha, mas eu optei pela versão de ananás e ficou super bom! Obrigada Belinha pela partilha. É super fácil e fica realmente bom. Agora é só ir tentando novos sabores!

Taça de Pêssego

Aqui vos deixo uma sobremesa muito saborosa e fácil de fazer, cuja receita me foi facultada pela minha amiga Carla há já uns anitos.

Ingredientes:

1 lata de pêssego em calda

1 pacote de pudim Mandarim

2 pacotes de natas

açúcar q.b.

bolacha Maria ralada q.b.

Preparação:

Numa taça que possa ir à mesa, colocamos o pêssego escorrido da sua calda e cortado aos bocados pequenos. Reserva-se.

Num tacho, mistura-se o pó do pudim com 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar, dissolve-se na calda do pêssego e leva-se ao lume, mexendo até engrossar um pouco. Deita-se este preparado por cima do pêssego.

À parte, bate-se as natas com açúcar (eu costumo usar 3 a 4 colheres de sopa) até fazer um chantilly firme e deita-se por cima do preparado já na taça.

Cobre-se tudo com a bolacha ralada e leva-se ao frio até servir.

Espero que vos agrade!




quarta-feira, 5 de março de 2008

Sopa de Ervilhas com Ovo

Uma sopinha bem leve e saborosa.Os ingredientes variam um pouco conforme o recheio do frigorífico e a de hoje foi feita assim...

Ingredientes:
3 batatas médias
2 cenouras médias
1/2 courgete com casca
6 vagens de feijão verde
4 copos de ervilhas congeladas
massa cotovelo miúdo q.b.
sal q.b.
1 caldo knorr de legumes
azeite
2 ovos
água q.b


Preparação:
Comecei por descascar, lavar e cortar os legumes aos pedaços pequenos e levei-os a cozer, juntamente com metade das ervilhas, em água suficiente para os cobrir.
À parte, cozi os ovos.
Depois de os legumes estarem cozidos, retirei a panela do lume e triturei-os com a varinha mágica. Acrescentei um pouco de água (não muita, para que a sopa ficasse cremosa) e levei de novo ao lume.
Quando começou a ferver, misturei as restantes ervilhas, a massa, o knorr, temperei de azeite e sal e deixei cozer em lume brando, até as ervilhas ficarem tenras e a massa cozida.
Acrescentei os ovos cozidos partidos em pedaços pequenos, verifiquei os temperos e deixei ferver mais um pouco.






terça-feira, 4 de março de 2008

Frango á Florentina (da Colher de Pau)


Na semana passada, experimentei esta receitinha da nossa querida Colher de Pau e eu e o meu marido simplesmente adorámos! Gosto muito deste tipo de receitas: ingredientes do mais simples que há, de fácil confecção e que resultam sempre bem! O meu marido até comentou que não há nada que chegue a uma comidinha de forno!


Para quem não quiser ir ao blog (http://paracozinhar.blogspot.com/)) aqui fica a receita, com as minhas pequenas alterações a negrito).

Ingredientes:
1/2 frango limpo de peles
1 cenoura pequena
1 cebola pequena
1 ramo de salsa
grãos de pimenta
2 cravinhos
400 gr de espinafres congelados
4 batatas médias
sal e pimenta
noz moscada
leite q.b.
molho béchamel q.b.

Preparação:
Leve uma panela ao lume com água temperada de sal, uns grãos de pimenta (como não tinha, usei um pouquinho de pimenta em pó só para dar um gostinho à água), a cebola com os cravinhos espetados (eu usei 4), a cenoura descascada e a salsa (não usei porque só tinha em casa salsa picada congelada). Quando começar a ferver, junte o frango partido em pedaços e deixe cozinhar em lume brando até a carne estar bem cozinhada.
Entretanto, coza, em panelas separadas, os espinafres e as batatas (eu cozi em água também temperada de sal).
Quando os espinafres estiverem cozidos, retire-os e deixe escorrer muito bem, espremendo-os se necessário.
Quanto às batatas, assim que estiverem cozidas, reduza-as a puré e junte um pouco de leite, para obter um puré que não fique muito líquido. Rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta e noz moscada. (Eu reduzi também a puré, juntamente com as batatas, a cenoura que usei na água de cozer o frango).
Assim que o frango estiver cozido, retire do caldo, deixe arrefecer e desfie-o.
Num recipiente que possa ir ao forno e à mesa coloque o puré, por cima deste o frango desfiado e por cima os espinafres bem escorridos.
Cubra tudo com o béchamel (eu coloquei ainda queijo ralado por cima) e leve a forno quente até gratinar.

Sirva bem quentinho e delicie-se!!





E que tal umas moelas?




Esta é uma comidinha que cá em casa gostamos muito, seja como petisco, entrada ou prato principal acompanhado daquilo que mais se gostar, como foi neste caso. Acompanhei com esparguete porque a minha filhota gosta muito e sempre foi uma maneira de conseguir que ela comesse também as moelinhas!!

Ingredientes:
moelas de frango bem limpas
fígados de frango
cebola
alho
tomate
polpa de tomate
colorau
azeite
água
vinho branco
salsa
sal

Preparação:
Comecei por cozer as moelas na panela de pressão, em água temperada com sal, durante cerca de 20 minutos (a partir do momento em que a panela começou a apitar).
Á parte, refoguei cebola e alho bem picados em azeite e, quando ficaram lourinhos, juntei um pouquinho de água, tomate cortado aos cubos, um pouco de polpa de tomate, colorau, salsa picada e temperei com um pouco de sal (não muito, porque as moelas já tinham cozido em água com sal).
Deixei refogar um pouco e juntei as moelas já cozidas e escorridas da água da cozedura, os fígados de frango (crús), um pouco de água da cozedura das moelas misturada com vinho branco (mais ou menos metade de cada), em quantidade suficiente para cozer os fígados e fazer molho.
Depois de os fígados estarem cozidos e o molho reduzido,rectifiquei os temperos (se faltar sal, pode-se juntar Knorr de galinha), deixei apurar mais um pouco e servi acompanhado de esparguete e uma saladinha de alface e tomates cherry.

Espero que gostem!

segunda-feira, 3 de março de 2008

Empadão de Atum com Arroz


Ontem ao jantar fiz este empadão que encontrei numa revista "Segredos de Cozinha". Fiz algumas pequenas alterações (que coloco a negrito) e saiu muito bom. Cá em casa ficou aprovadíssimo! Ora vejam lá...

Ingredientes:
400 gr de arroz
2 cebolas
2 dentes de alho
1 dl de azeite
1 pimento vermelho
1 tomate
4 latas de atum
2 c. (sopa) de salsa picada
1 gema
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coza o arroz em água temperada de sal, por 12 minutos, escorra-o e reserve.(eu fiz um arroz branco normal, em água temperada de sal, com 1/2 caldo knorr de galinha, 1/2 cebola inteira, uma noz de manteiga e um fiozinho de azeite; deixei cozer até ficar sem água e reservei.)
Pique as cebolas e o alho e refogue em azeite. Junte o pimento picado (usei verde em vez de vermelho porque era o que tinha em casa e não usei um inteiro, usei mais ou menos metade) e o tomate limpo de peles e sementes.(antes de acrescentar estes dois ingredientes, eu juntei um pouquinho de água, 1 colher de sopa de polpa de tomate, 1 colher de chá de colorau e um pouquinho de sal).
Deixe refogar e adicione o atum. Envolva bem, coloque a salsa e rectifique os temperos (eu ainda acrescentei 5 delícias do mar cortadas ás rodelas).
Ponha metade do arroz num pirex (eu untei com margarina), o preparado do atum e acabe com o restante arroz.
Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 15 minutos.

Bom proveito!!

Fonte: Revista "Segredos de Cozinha" nº 839, pág. 2