terça-feira, 4 de novembro de 2008

Bolo de Mel com Nozes

Mais uma receitinha retirada de revista "Cozinha Semanal Tradicional" nº 161, de onde também saíram esta e esta, e que se revelou uma delícia.
As minhas (poucas) alterações estão a negrito e só não fiz a cobertura indicada na receita original porque o meu marido, que prefere bolos secos, sem recheios nem coberturas, assim me pediu.
Mas ficou um bolinho bem saboroso e um perfeito companheiro de uma chávena de chá!

Ingredientes:
6 ovos
300 grs de açúcar
0,5 dl de mel
1 colher (chá) de canela em pó (como gosto muito, usei 3!!)
1 colher (café) de erva-doce em pó
300 grs de farinha de trigo
2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
acrescentei o miolo de 3 nozes, cortado grosseiramente.

Cobertura (não fiz):
1 dl de mel
nozes picadas

Preparação:
Num recipiente, misture as gemas com o açúcar e o mel.
Acrescente também a canela e a erva-doce.
Junte a farinha peneirada com o fermento e, por fim, envolva as claras batidas em castelo firme.
Mexa energicamente com uma vara de arames até obter uma massa mole.
Junte-lhe algumas colheres de leite, se for necessário (eu juntei 3 colheres de sopa e acrescentei o miolo das nozes).
Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma redonda (a minha era de chaminé) e verta o preparado.
Leve a cozer a 180ºC, por cerca de 40 e 45 minutos.
Retire, deixe arrefecer e desenforme para um prato de servir.
Cubra o bolo com o mel previamente aquecido e polvilhe com nozes picadas (saltei esta parte).

Bom apetite!

9 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Ultimamente tenho visto muitas receitas de bolo com mel, ainda não experimentei, mas deve ficar bom. O seu me parece bem fofinho e as nozes dão um toque especial, já em clima de Natal.
Bjs!

Vitor disse...

Vina que maravilha o teu bolo!Aposto que estava uma delicia.Um beijinho Vitor:))--

Marizé disse...

Mel e nozes juntos é uma combinação que eu não resisto.
Este bolinho só pode ser uma delicia

:-)

Xana Bértolo disse...

Vina..
Eu até sorri ao ler a sua receita, é que em todas as receitas que dizem 1 colher de canela eu também duplico ou triplico, porque também adoro canela :)
1 pergunta, o bolo com mel não fica demasiado doce?
bjinhus

ameixa seca disse...

Adoro e a cobertura deve ficar deliciosa :)

Cininha disse...

Também gosto muito de bolos com mel, este está com optimo aspecto.mas com a cobertura também não ficava nada mal:-)
bjs

Karla disse...

Ai que bom, é uma mistura que adoroooro.
Beijinhos

Susana Pina disse...

Bem! Está com óptimo aspecto...
Também tenho nos ultimos posts umas delicias por lá.
Beijocas
Susana

Mari disse...

Vina querida, preciso experimentar alguma receita de bolo com mel, pois tenho visto várias, e os aspectos sempre são lindos!!!
Este seu bolo ficou maravilhoso.. adorei!!
Beijos..