quinta-feira, 5 de maio de 2011

Feijão encarnado no forno com ovos

Esta receita descobri-a na revista "Teleculinária Gold - Práticas e Económicas" e desde logo me despertou a atenção. Fiquei com vontade de experimentá-la, mas o tempo foi passando e a receita permaneceu meio esquecida. Até um dia desta semana em que resolvi prepará-la, com algumas pequenas alterações, para o jantar cá em casa e só posso dizer que nos agradou bastante. Tanto, que será para repetir mais vezes.

Ingredientes que usei:
1 cebola média, picada
2 dentes de alho, picados
3 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 dl de vinho branco
2 dl de caldo de carne
150 grs de fatias de fiambre grossas, cortadas em pequenos cubos
1 linguiça, cortada em rodelas
75 grs de cubinhos de bacon
1 lata (pequena) de feijão encarnado
1 pitada de cominhos secos
sal e pimenta
2 ovos

E fiz assim:
Levei o azeite ao lume com a cebola, o alho e o louro e deixei cozinhar até a cebola ficar douradinha. Juntei as carnes e deixei fritar durante uns minutos, deixando a linguiça libertar os seus sucos.
Adicionei a polpa de tomate, o vinho e o caldo de carne e deixei cozinhar em lume brando durante alguns minutos, reduzindo um pouco o molho.
Juntei o conteúdo da lata de feijão ao tacho, temperei com os cominhos, sal e pimenta e deixei que cozinhasse durante mais cerca de 5-6 minutos.
Coloquei o preparado num tabuleiro de forno, abri os ovos por cima do feijão e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, até os ovos ficarem cozidos (escalfados) a gosto.
Servi de imediato. Eu comi apenas com uma fatia de pão caseiro, o meu marido acompanhou com umas sobras de arroz.

Bom apetite!!



15 comentários:

Célia disse...

Bem, bom aspecto tem ele, e pelos ingredientes deve ser bem bom.

Maria Da Silva disse...

Interesante ser no forno...tenho de fazer fiquei curiosa!!

Beth Martins disse...

wuaw confeço que fiquei encantada com esta refeição gostei imenso, obrigado pela aprtilha.

Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Lembro-me de quando era pequena comer o feijão simples quando a minha Mãe acabava de o cozer. Temperava com azeite e vinagre e eu regalava-me a comê-lo assim!
A tua sugestão com a adição do ovo torna esta refeição bem completa e apetitosa!

Margarida disse...

Vina, so hoje conheci o teu blog, e o mais engraçado de tudo é que eu tenho uma grande amiga aí no funchal que é uma visita constante do meu blog, e nao so da minha vida porque nos conheçemos pessoalmente!

Andei a ver de ponta a ponta o teu blog e adorei, ja me fiz tua seguidora, fiquei simplesmente curiosa com o feijao no forno uma bela receita para eu experimentar!!!

se quiseres passar no meu cantinho, fica á vontade!!!

Beijinhos

Sarokas disse...

Hummmmmm! gostei muito!

Sofia.Lopez disse...

Gostei muito desta receita...está com um aspecto delicioso!!Gosto muito de feijão e desta forma nunca experimentei...

Carla Oliveira disse...

Gosto muito desta sugestão, vou levar a receitinha comigo.
Beijinhos

Sara Ramos disse...

Parece-me perfeito. Beijinhos

Receitas para a Felicidade disse...

Vou levar eu também esta sugestão pois tem um ar bem delicioso Vina,

obrigado por partilhares,beijinhos!!

Beth Martins disse...

Vina a foto do molho que me pediste jà està postada no blog, peço desculpas não pensado nesse detalle, beijinhos

Xana Bértolo disse...

Adorei o aspecto.. vou roubar :)
beijoca

eu-cozinho disse...

Que óptima sugestão! :)

Receitas para a Felicidade disse...

Já tenho saudades do teus "Bons Petiscos", espero que estejas bem e voltes em breve,

beijinhos!!

moranguita disse...

hum que bela maneira de comer uns feijoezinhos. eu ca adoro este tipo de misturas
beijinhos