segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Arroz de pato

Ontem para o almoço, recebemos em casa um amigo e este foi o prato principal que preparei e que foi bastante elogiado pelos comensais (modéstia à parte!).
A receita foi-me transmitida pela minha amiga C.C. e só tenho a agradecer, pois é uma delícia!

Ingredientes que usei:
1 pato com cerca de 2 Kg
1 cebola grande, picada
2 dentes de alho, picados
1 folha de louro
1 cubo de caldo Knorr de carne
1 chouriço de carne
sal e pimenta branca q.b.
azeite q.b.
3 copos de arroz agulha (usei um copo com cerca de 250 ml)
7 copos de água

Modo como preparei:
Comecei por cozer o pato em água temperada de sal. Depois de cozido e arrefecido, reservei a água da cozedura, limpei o pato de peles e ossos e desfiei-o. Reservei.
Num tacho, levei a cebola e o alho a refogar em azeite, com o cubo Knorr, a folha de louro e um pouco de sal e, quando a cebola começou a ficar translúcida, juntei metade do chouriço cortado em pequenos bocados (cubos) e deixei fritar um pouco.
Juntei a carne do pato desfiada (não a usei toda; sobraram-me cerca de 200 grs para uma futura utilização), deixei refogar mais um pouco e rectifiquei os temperos, tendo atenção ao sal da água da cozedura do pato.
Acrescentei ao tacho o arroz e envolvi tudo muito bem, deixando o arroz fritar durante 2 ou 3 minutos.
Juntei a água (da cozedura) necessária para aquela quantidade de arroz (usei um pouco mais do dobro da medida de arroz) e deixei cozer normalmente. Mexi apenas uma vez, ao acrescentar a água, e não voltei a mexer até ficar sem água.
Depois de cozido, transferi o arroz para um tabuleiro de ir ao forno, coloquei o restante chouriço, em rodelas, pela superfície e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, apenas a alourar um pouco e a tostar as rodelas de chouriço.

Bom apetite e uma óptima semana!


6 comentários: