segunda-feira, 29 de junho de 2009

Rolinhos de peixe-espada guisados com ervilhas

Este foi o almoço de Sábado passado lá por casa e a receita descobri-a na revista Teleculinária nº 1571, num conjunto de 4 receitas subordinadas ao tema "Encantos da Madeira". Para dizer a verdade, não conhecia esta forma de preparar o peixe-espada como sendo típica aqui da ilha; a forma como mais vejo comer este peixe é acompanhado de banana frita ou em simples filetes fritos.
A mim, particularmente, esta receita despertou-me o interesse pela utilização de presunto a rechear os rolinhos, pois achei que a combinação devia resultar numa mistura de sabores bem agradável.
Não me enganei! Resultou muitíssimo bem! A única alteração que fiz foi juntar ao refogado das ervilhas também uns cubinhos de presunto, que fritaram um pouco enquanto a cebola e o alho refogavam.
Eu adaptei a receita da revista ao pessoal da minha casa (em termos de quantidades), mas vou colocar aqui a receita original.

Ingredientes:
800 grs de filetes de peixe-espada
1 kg de ervilhas
200 grs de presunto em fatias finas
1 cebola grande
2 dentes de alho
1,5 dl de polpa de tomate
0,5 dl de azeite
1 colher (sopa) bem cheia de banha
1 dl de vinho branco
sumo de 1 limão
1 folha de louro
1 ramo de salsa
sal e pimenta q.b.
palitos

Preparação:
Arranje os filetes de peixe-espada, tempere-os com o sumo de limão, sal e pimenta e deixe repousar 10 minutos.
Coloque depois uma fatia de presunto em cada filete, enrole e prenda com um palito.
Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite e a banha, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos, a folha de louro e o ramo de salsa (usei picada porque não tinha salsa inteira em casa) e deixe refogar até a cebola ficar douradinha. (nesta fase, juntei presunto cortado em cubinhos e deixei fritar juntamente com a cebola e o alho)
Adicione a polpa de tomate, deixe cozinhar 3 minutos, junte o vinho branco e deixe ferver mais 3 minutos.
Adicione depois as ervilhas e os filetes, acrescente água até cobrir e deixe cozinhar, em lume brando, até que as ervilhas fiquem macias. Rectifique os temperos, retire do lume e sirva.
Eu acompanhei com batata cozida.

Bom apetite!

4 comentários:

ameixa seca disse...

Infelizmente nunca provei peixe-espada e tenho curiosidade. Quem já provou diz que é muito bom e eu acredito :) Com ervilhas então deve ficar muito bom!

Helena disse...

Ora cá está um prato que eu adoro. Adoro Peixe-Espada Preto, assim nunca fiz, mas acho que descobri o que vai ser hoje o meu jantar.

Bjocas

G' disse...

Penso que tens toda a razão, a combinação do peixe com o presunto deve ficar deliciosa :)
Adorei mesmo!

Beijinhos*

moranguita disse...

eu nunca provei este peixe mas deve ser uma delicia assim preparado.
beijinhos