sexta-feira, 26 de junho de 2009

Omelete com Farinheira

Lá por casa, 5ª. e 6ª. feiras são dias de começar a tratar da limpeza semanal do estaminé, pois não gosto de estragar o fim de semana a ter de tratar dessas lides! Assim, na 5ª. feira, enquanto trato do jantar e da filhota, mudo a roupa das camas; na 6ª. feira, depois do trabalho, é dia de aspirar, limpar o pó e o chão e as varandas (guardo a limpeza da cozinha para Sábado ou Domingo) .
Por este motivo, na 6ª. feira não me dá muito jeito passar muito tempo ás voltas com tachos e panelas e, como tal, procuro sempre arranjar um jantar mais rápido de preparar.
Foi o caso desta omeleta que serviu de jantar na passada 6ª. feira. Descobri a receita na revista "Cozinha Semanal" nº 341 e adaptei-a a duas pessoas (eu e o meu marido), fazendo uma omeleta para cada um e usando o recheio de meia farinheira em cada omeleta.
Apesar de a farinheira que usei não ser muito grande, achei que a omeleta ficou com demasiado recheio e a próxima vez que fizer esta receita vou cortar um pouco no recheio.

Usei:
1 farinheira
6 ovos (3 para cada omeleta)
2 colheres (sopa) de azeite (1 para cada omeleta)
salsa picada q.b.
sal e pimenta q.b.

E fiz assim:
Comecei por picar a farinheira com um palito e levei-a a cozer num tacho com água, durante cerca de 10 minutos (contados a partir do momento em que a água começou a ferver).
Passado esse tempo, retirei-a da água, deixei que arrefecesse e retirei-lhe a pele, mantendo a forma à farinheira.
Bati metade dos ovos com salsa picada, sal e pimenta, verti numa frigideira previamente untada com azeite e agitei até os ovos solidificarem.
Coloquei por cima metade do recheio da farinheira (para a próxima ponho menos) e enrolei com a ajuda de uma espátula.
Repeti a operação com os restantes ingredientes, preparando a segunda omeleta.
A minha foi acompanhada de um restito de arroz branco que tinha no frigorífico; o meu marido comeu a dele dentro de uma carcaça.

Bom apetite e um óptimo fim de semana!!


3 comentários:

Cristina disse...

Olá Vina, só para dizer que fiquei doida com esta receita pois adoooooooro farinheira!!! E receitas fáceis/rápidas dão sempre jeito. Durante uns tempos em que estive sem ajuda em casa fazia da mesma forma que tu, pois gostava de ter pelo menos o Domingo livre. Tarefas domésticas, bah!

Unknown disse...

Vina de certeza que ficou uma delícia...diferente e original. Jinhs doces

SusanaG disse...

Adoro farinheira, adoro omeletas e adorei esta receita. Vim fazer uma visita, gostei muito do teu blog!