quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bifes de atum com bacon na frigideira

Lá em casa eu e o meu marido somos grandes apreciadores de atum fresco e por cá temos bastante facilidade em encontrá-lo de extrema qualidade.
Esta foi a maneira como o servi um dia destes e a receita copiei-a daqui. Simplesmente adorámos!!

Ingredientes (para 2):
2 bifes de atum fresco
4 fatias de bacon
2 dentes de alho esmagados
1 dl de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de vinagre
1 folha de louro
1/2 cubo de caldo de peixe
sal e pimenta q.b.
farinha q.b.

Preparação:
Comecei por temperar os bifes de atum com sal e pimenta.
Aqueci 1 colher (sopa) de azeite numa frigideira, juntei as fatias de bacon e deixei fritar até ficarem estaladiças e douradas. Escorri sobre papel absorvente e reservei.
Adicionei o restante azeite à frigideira, assim como os alhos esmagados, e deixei aquecer.
Passei os bifes de atum por um pouco de farinha e levei-os a fritar na frigideira, juntamente com a folha de louro, fritando-os de ambos os lados, mas por pouco tempo, para não ficarem demasiado secos.
Retirei os bifes para um prato de servir e reservei quentes.
Acrescentei, então, a manteiga, o vinagre e o cubo de caldo de peixe à frigideira e deixei ferver rapidamente, até o cubo de caldo desfazer.
Reguei os bifes de atum com este molho, coloquei duas fatias de bacon sobre cada um e servi de imediato (depois de tirar as fotos, claro!!), acompanhados destas batatinhas que eu simplesmente a-d-o-r-o!!
Uma delícia!

Bom apetite!

7 comentários:

Elvira disse...

Fico muito feliz por terem gostado, querida Vina. :-)

De facto, na Madeira e nos Açores, temos atum e espadarte de comer e chorar por mais, nê?

Nós por cá, compramos muitas vezes atum fresco, até porque é muito mais acessível que no continente. E que delícia!

Beijinhos.

carmencita disse...

Nossa salivei na hora que ví, deve ficar d-i-v-i-n-o!!!!.Sabe que nunca fiz atum fresco, mas esse tenho que provar aguçou minha curiosidade.Bjss

disse...

Também gosto muito de bifes de atum! ainda a semana passada comi em cebolada...
esta receita também me agradou bastante... copiei-a!

Fátima Osaka disse...

Nossa...essa receita me deixou com água na boca...vou fazer...bjusss.

ameixa seca disse...

Nunca provei bifes de atum, gostava de experimentar :) Parece muito bom!

G' disse...

Ando com uma vontade de comer uns bifinhos de atum, e ainda por cima esta receita parece'me tão apetitosa ;)
Só é pena que aqui para os meus lados não haver assim muito atum fresco.

Beijinhos*

moranguita disse...

bem atum fresco nunca comi e caro e nem sempre encontro. mas dizem maravilhas tenho de experimentar.
beijinhos