sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Arroz com Grão (da Belinha e da Rizonha)


Ontem para o jantar, experimentei este arrozito que a nossa Belinha tinha partilhado connosco aqui e que a nossa Rizonha tinha "copiado" aqui! A minha versão acabou por ser uma mistura das delas e resultou num arroz muito agradável que lá em casa todos adorámos! E foi mesmo "todos", porque até a filhota limpou a pratito dela num instante!

Ora, então, foi assim...

Ingredientes:
1 cebola pequena, picada finamente
1 dente de alho, também picado
3 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
100 grs de bacon, aos cubos
1 copo de arroz
3 copos de água quente (ou um pouquinho mais)
1/2 frasco de grão cozido
sal e pimenta q.b.
1 pitada de açafrão em pó

Preparação:
Refoguei a cebola e o alho no azeite, juntamente com a folha de louro, até a cebola começar a ficar translúcida.
Juntei o bacon e deixei fritar um pouco. De seguida, juntei o arroz, temperei de sal e pimenta e deixei fritar tudo durante 2 ou 3 minutos.
Adicionei a água e deixei que o arroz cozesse.
A meio da cozedura, juntei ao tacho o grão, rectifiquei de sal e pimenta, acrescentei o açafrão e deixei acabar de cozer.
Constituiu um belo acompanhamento para umas costeletas grelhadas!!

15 comentários:

GreyScale disse...

Este arroz também me tinha ficado na idéia, até porque eu adoro arroz! Tal como o da belinha e da Romy, o teu tá com muito bom aspecto! Adorei a tua versão queques que viraram bolo com bananas quase a ir para o lixo!

Natércia Ramalho disse...

Menina está de comer e chorar por mais. Um bjo Natércia...

Vitor disse...

Vina a tua paparóca está 5*****Um beijo Vitor:-))

Anónimo disse...

Muito interessante, arroz com grão para aconpanhamento e com o bacon, bem original, cá em casa somos "arrozeiros",a experimentar..
bom fim de semana , beijinhos
nanda vale

Filipa disse...

Vina, que bela junção tu fizeste das duas receitas e por conseguinte apresentaste-nos uma terceira variação muito boa e com muito bom aspecto.

beijinhos

Mari Rezende disse...

Vina, misturar duas delicias assim só pode resultar numa delícia maior ainda! Adorei!
Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Variar o arrozde todo dia é uma surpresa deliciosa.
Bjs!

Joanissima disse...

Olá!!

Costumo fazer esta receita, com as devidas adaptações, com esparguete.. (sou mais masseira que arrozeira... ehehehe)

Mas não há duvida que é um acompanhamento muito bom e muito diferente.

Beijinhos

Susana Pina disse...

Bem! Amiga, tens receitas espectaculares. Muitas vezes procuro no teu blog algo doce para fazer...
Bjs e obrigada pelo teu carinho sempre
Susana

Natália Eleutério disse...

Gostei da combinação pois que nunca fiz dessa maneira,adorei a receita, bjs

ameixa seca disse...

Gosto muito de grão... nem sei como ainda não experimentei este arroz ;)

Nela disse...

Olá Vina, o teu arroz"3"ficou óptimo e grão adoro de todas as maneiras desde saladas c/ bacalhau, sopa.E que tal está o Funchal?ainda muito calor? bom fim de semana beijito.

Nela disse...

Bom dia Vina olha, caso não te importes que te trate assim por tu, mas é mais prático,Tenho 2 tios maridos de tias maternas que são de castelo branco, um é de Oledo, conheces?o outro agoora não me lembro mesmo o nome.Já lá fui várias vezes e gosto muito, tenho pena neste sítio que te referi esteja a ficar tão desabitada, muitas pessoas idosas,os jovens têm ido para outros lados onde conseguem uma vida um pouco melhor, é o caso de sobrinhos deste meu tio, uns estão na Suiça, e espalhados.Ficaram os pais,olha adoro o queijo que uma senhora de lá com 80 anos faz, é um espectáculo delicioso,a família do meu tio é apelido Leão,quando posso vou lá só aos queijos rsrsrs.outras vezes trazem me eles, mas também tenho sempre queijo fresco caseiro hei-de pôr umas fotos que ainda não tive tempo de a futura sogra da minha filha, que mora aquase mesmo a chegar á serra da estrela, muito para cima de Oliveira do Hospital faz com o leite das cabritas,vou lá próximo fim de semana, costumava ir até á baraguem, tomar banho, é agradável.Aqui Continente está tb. muito calor esta semana, muito vento e reparei que já se nota os dias mais curtos, ás 15 para as 9h já está a ficar para o escuro.Fazes bem precisamos sempre de voltar as origuens,e ver os que nos são queridos.Sabes já tive 3 anos seguidos sem férias não as podia tirar, e mal vinha á praia e só fica meia hora de minha casa, este ano marido decediu levar-me onde já há muitos anos tionha ido Madeira, tenho medo porque por vezes não sabemos mentalidade das pessoas que pensem que sou "vaidosa" mas há tanta gente que vai para bué mesmo de longe e fala no assunto...se houver próxima vez gostava de ir aos Açores minha filha já foi, diz que é o contraste.Vina beijos desculpa achei graça de ser de Castelo, beijito bom fim de semana o meu pessoal está aos gritos á minha espera, eu vou passando para te desejar boas férias ok?beijito.

anna disse...

Se este arroz já passou por 3 blog's deliciosos, então é porque é mesmo bom de todo...
Beijinhos.

Unknown disse...

Vina ainda nao conhecia o teu blog. Mas agora que ca entrei vou voltar sempre... Este arrozinho anda-me atravessado, tenho mesmo que experimentar. Visita-me, terei todo o gosto em te receber. Beijokitas.