quarta-feira, 30 de abril de 2008

Farófias

Esta é umas das sobremesas clássicas da nossa culinária e eu, pessoalmente, gosto muito. Hoje, deixo aqui a minha maneira de prepará-la, que me foi transmitida pela minha mãe.

Ingredientes:
5 ovos
1/2 litro de leite
1 colher (sopa) de farinha Maizena
açúcar a gosto (eu usei 5 colheres de sopa)
casca de limão
1 noz de margarina
1 pitada de sal
canela q.b.

Preparação:
Bate-se as claras em castelo firme com uma pitada de sal. Reserva-se.
Leva-se o leite a ferver com a casca de limão e a margarina.
Deita-se colheradas de claras batidas no leite fervente e deixa-se que cozam. Depois de cozidas, deixa-se que escorram num prato e, de seguida, reservam-se no recipiente onde se pretende servi-las.
À parte, bate-se as gemas com o açúcar e a Maizena. Dilui-se com um pouco do leite quente e mistura-se ao restante leite no tacho, deixando engrossar um pouco, mexendo sempre.
Rejeita-se a casca de limão e deita-se o preparado por cima das claras reservadas. Deixa-se arrefecer um pouco e polvilha-se com canela.
Podem servir-se mornas ou frias.

9 comentários:

Marizé disse...

As receitas das nossas mães têm sempre um sabor especial.

Bj

Vivian disse...

Ai ai, se eu fosse me espelhar em minha mae, seria um desastre na cozinha kkkk. Liguei pra minha sogra e pedi um caderno de receitas pra eu poder participar do concurso do Rainhas do Lar, e ela tbem nao tem nada disso rs. Mas eu faço o meu, e vou guardar pra minha filha que ja gosta de culinaria com apenas 3 aninhos.
Quero muito fazer essas farofias.
bjossssssssss

Manuela disse...

Nunca fiz farófias. Mas pela receita é muito simples de fazer. Tenho de experimentar.

Saltapocinhas disse...

fiz farófias uma vez e ficaram bastante saborosas mas encolheram muito na cozedura.

penso que as tive a cozer tempo demais.
quanto tempo as tiveste a cozer?

Vina disse...

Olá Saltapocinhas! Eu deixo as claras cozer cerca de 1 ou 2 minutos (nunca contei o tempo, confesso!!)Beijinhos e obrigada pela visita e pelo comentário. Volta mais vezes!

Nani disse...

Belo pratinho de farófias, de deixar água na boca, bom feriado, bjs

risonha disse...

uma tia minha que já faleceu, fazia umas farófias maravilhosas... agora ao olhar para a tua foto deu-me muitas saudades, ficavam iguazinhas ás tuas.
já tomei nota da receita

claudia disse...

Farófias é um doce que tb só me sabe bem feito pela minha mãe...é bem semelhante à tua receita, até penso ser igual. É uma delícia não é??

Missy disse...

já estou com saudades de umas boas farófias !!! e estas pareçem-me deliciosas !

bjka