quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pastitsio (Lasanha Grega)


Eu adoro programas de culinária e o Food Network é mesmo um dos meus canais favoritos.
Há programas que me agradam bastante, outros que nem tanto, mas é um canal com uma imensidão de escolhas e cozinhas para todos os gostos.
Um dos meus programas favoritos é o da Ina Garten (Barefoot Contessa) e esta receita foi mesmo lá que a fui "roubar" (Sorry, Ina!). Ela chamou-lhe uma espécie de lazzanha à moda grega, porque é um prato habitual por terras gregas e consiste numa mistura de massa, carne picada e molho béchamel. As medidas que vou apresentar são as utilizadas por ela, mas aqui deixo, desde já, as correspondências aproximadas:
  • 1 cup = 250 ml
  • 1/2 cup = 125 ml
  • 1/3 cup = 80 ml
  • 1/4 cup = 60 ml
Ingredientes:
Para o molho de carne
1+1/2 cup de cebola picada
3 colheres (sopa) de azeite
450 grs de carne de vaca picada
450 grs de carne de borrego picada (eu usei porco)
1/2 cup de vinho tinto
alho picado a gosto
1 colher (sopa) de canela - eu não usei
1 colher (chá) de oregãos secos
1 pitada de pimenta de caiena
1 colher (chá) de tomilho fresco
1 lata de tomate pelado, esmagado em puré
sal e pimeta q.b.

Para o molho béchamel de queijo:
1+1/2 cup de leite
1 cup de natas
4 colheres (sopa) de margarina
1/4 cup de farinha
noz moscada, sal e pimenta q.b.
3/4 cup de queijo parmesão ralado
1/2 cup do molho de carne
2 ovos
2/3 cup de iogurte grego

massa curta a gosto (eu usei cotovelos riscados)
queijo parmesão ralado para polvilhar



Preparação:
Do molho de carne:
Refoga-se a cebola no azeite. Acrescenta-se as carnes e deixa-se refogar até a carne perder a cor rosada e a cebola caramelizar.
Junta-se o vinho tinto e deixa-se cozinhar um pouco.
Acrescenta-se alho picado e as especiarias e deixa-se cozinhar durante 5 minutos. Junta-se o puré de tomate pelado, tempera-se de sal e pimenta e deixa-se cozinhar durante cerca de 40-45 minutos.

Do molho béchamel de queijo:
Leva-se o leite e as natas ao lume e deixa-se aquecer (sem ferver).
À parte, derrete-se a margarina num tacho, acrescenta-se a farinha e deixa-se cozinhar, mexendo sempre com a colher de pau.
Verte-se a mistura de leite e natas e mexe-se com um fouet até levantar fervura e engrossar um pouco.
Fora do lume, tempera-se com noz moscada, sal e pimenta e junta-se o queijo ralado. Acrescenta-se a medida de molho de carne e mexe-se, incorporando muito bem.
Deixa-se arrefecer durante cerca de 10 minutos.


Entretanto, coze-se a massa, em água temperada de sal e um fio de azeite.
Depois de cozida, escorre-se bem a massa, envolve-se no molho de carne e verte-se para um tabuleiro de forno, alisando a superfície.
Numa tigela, batem-se os ovos e misturam-se ao molho de queijo, incorporando bem. Mistura-se o iogurte grego e mexe-se.
Verte-se o béchamel de queijo por cima da massa, polvilha-se com queijo ralado e leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC até alourar a superfície.

Bom apetite!

3 comentários:

São Ribeiro disse...

UMA LASANHA BEM ORIGINAL, E PELO ASPECTO DEVE SER UMA DELICIA.
GOSTEI MUITO MESMO POIS ADORO MASSAS.
BJS

Beth Martins disse...

So o aspecto diz tudo, ficou muito apelativa esta receitinha!

Bjs

Anabela Salema disse...

Olá, que delicia ! Deve ter ficado muito boa. Parabens pelo blog.
Venho a dar a conhecer o meu
http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
Ainda estou no inicio, mas estou a gostar muito desta experiência.
Bjinhos e obrigada.