quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pizza caseira de fiambre, cogumelos e béchamel (da mãe)

Mais uma receita da minha mãe que eu trouxe comigo quando regressei das férias. E esta pizza em particular tem uma história especial: foi preparada para um "jantar caseiro de gajas" (eu, a minha filhota, a minha irmã e a minha mãe - a minha sobrinhita tinha apenas 6 mesitos e ainda não comia!), depois de umas horas passadas no shopping, em dia em que "os gajos" (o meu marido, o meu pai e o meu cunhado) tinham ido a Lisboa ver um jogo de futebol!

Ingredientes:
Para a base:
25 grs de fermento de padeiro (ou 1 colher de chá de Pó Royal)
3 dl de água morna
500 grs de farinha
2 colheres (sopa) de azeite

Mistura-se tudo, formando uma bola, e deixa-se repousar durante cerca de meia hora.

Recheio:
1 cebola picada grosseiramente
1 alho francês picado grosseiramente (parte branca mais parte verde ainda tenra)
1 dente de alho picado
1 lata de cogumelos cortados em pedaços pequenos
cerca de 150-200 grs de fiambre cortado grosseiramente aos bocados
molho béchamel
ketchup
queijo mozzarela ralado
sal, pimenta e noz moscada
azeite

Refoga-se a cebola, o alho francês e o dente de alho em azeite, até a cebola e o alho francês começarem a ficar tenros.
Junta-se os cogumelos e o fiambre, tempera-se de sal, pimenta e noz moscada e deixa-se cozinhar uns minutos, em lume brando. Se notarmos que começa a ficar demasiado seco, podemos acrescentar um pouquinho de água.
Depois do refogado estar bem apurado, junta-se molho béchamel de modo a que o recheio fique cremoso, nem muito grosso, nem muito líquido.
Estica-se a massa (num tabuleiro de forno, por exemplo) e barra-se a superfície com ketchup.
Por cima, coloca-se o recheio de fiambre e cogumelos e polvilha-se com o queijo ralado.
Vai ao forno a alourar e derreter o queijo.

Bom apetite!


Nota: As quantidades que indico para os ingredientes da base são os que constam da receita original e dão para fazer massa para duas pizzas; para apenas uma pizza, metade da farinha dá perfeitamente.

6 comentários:

Isabel Salvador disse...

Hummm que bom aspecto amiga...adoro pizza e assim tenho de experimentar...bjokitass

Sara Ramos disse...

Que bela pizza! :D Bjs

Os meus momentos favoritos disse...

Tem óptimo aspecto. Beijinho e resto de boa semana.

Ana Rita Marreiros disse...

Que bela jantarada deve ter sido!!!E sem gajos para partilhar a pizza melhor!

Bjokas
Rita

Sofia.Lopez disse...

Jantares assim são maravilhosos, em excelente companhia e com uma comidinha destas...que maravilha!!
Têm de voltar a fazer quando a sobrinha crescer e já puder provar esta linda pizza :)
Bjs

O pessimista disse...

Muito bom aspecto, tenho de exprimentar. adoro fazer pizzas e de comer também claro!!Parabéns