terça-feira, 11 de maio de 2010

Beringela recheada com frango

Este foi o jantar que servi lá em casa após o jogo de consagração do SLB como campeão nacional 2010! É mais uma forma de rechear a beringela e a idéia fui roubá-la aqui ao meu "amigo" Karlos Arguiñano, um chef espanhol muito simpático e bem disposto a cujo programa televisivo eu assistia religiosamente quando ainda vivia "no Continente"!
Fiz algumas pequenas alterações à receita original, mas o resultado foi uma refeição muito saborosa e a repetir mais vezes, sem dúvida.

Usei:
1 beringela grandita (para dar para 2 pessoas)
frango cozido, limpo de peles e ossos, desfiado (não pesei, foi a olho)
3 colheres (sopa) de molho de tomate de compra, para poupar tempo (usei o Original, da Guloso)
azeite
sal
pimenta
noz moscada
alho em pó
oregãos secos picados
200 ml de molho béchamel de compra
queijo ralado (usei mozzarela)

E fiz assim:
Comecei por lavar a beringela, cortá-la no sentido do comprimento, dar uns pequenos golpes na polpa, salgá-la, regá-la com um fio de azeite e levei-a a assar em forno previamente aquecido a 200ºC, durante cerca de 20 minutos.
Depois de assada e suficientemente arrefecida, retirei-lhe a polpa com a ajuda de uma colher, cortei a polpa em pedaços pequenos e reservei.
Numa frigideira, levei o molho de tomate ao lume, temperei com um pouco de alho em pó e juntei-lhe o frango e a polpa de beringela picada.
Rectifiquei de sal, temperei com um pouco de pimenta e deixei cozinhar sobre lume brando, por cerca de 5 minutos, envolvendo delicadamente.
À parte, verti o molho béchamel numa tigela, temperei com um pouco de pimenta e noz moscada e misturei bem.
Recheei a beringela com o preparado de frango, cobri com molho béchamel, polvilhei com queijo ralado e oregãos secos e levei ao forno a gratinar.
Servi acompanhada de umas batatas gratinadas cuja receita postarei amanhã.

Bom apetite!


7 comentários:

moranguita disse...

eu e que nao sou fa da beringela...
mas tem bom aspecto
beijinhos

Kristininha disse...

Hum essas beringelas deviam de estar uma verdadeira delicia, pois o aspecto é deveras maravilhoso!!!

Smas disse...

Olha, acho que nunca fiz beringela com frango, mas aqui está uma bela ideia. Já sei é que a beringela vem só para o meu prato :P

Xana Bértolo disse...

Sabes k nunca provei beringela, o meu homem não gosta mesmo, então nem me puxa pra provar... Mas olha k ficou mesmo com bom aspecto :)
beijo

ameixa seca disse...

Este fim de semana comprei uma beringela para rechear, com frango nunca fiz porque ando meia enjoada de carne. Eu é mais vegetariana e atum mas a tua parece-me muito bem :)

Natália Eleutério disse...

Que bela beringela e o recheio uma delícia, bjs.

argas disse...

Que bela refeição!! bjinhos