sexta-feira, 3 de julho de 2009

Lombinho de porco com molho de São Valentim

E antes de ir de fim de semana, deixo-vos esta maneira como aproveitei um lombinho de porco que andava perdido no congelador há já algum tempo.
Inspirei-me numa receita que tenho no meu dossier de receitas de carne e já não estou bem certa, mas creio que veio num dos antigos folhetos do Pingo Doce. Alterei um pouco ao nível das quantidades e não usei açafrão (que a receita original pedia) pois não tinha em casa.
Eu, particularmente, gostei bastante do molho que fica com um travo ligeiramente adocicado devido à utilização do mel, mas tenho uns esquisitinhos lá em casa que torcem sempre o nariz a sabores novos e diferentes e ontem não foi excepção...! Enfim...!!
Aqui vos deixo o modo como preparei.

Ingredientes que usei:
1 lombinho de porco
2 cebolas
2 dentes de alho
1/4 de pimento amarelo
1 dl de vinho branco
1 dl de cerveja
cerca de 30 grs de margarina
2 colheres (sopa) mal cheias de mel
1 pacote de natas para culinária (usei light)
sumo de 1/2 limão
1 colher (café) mal cheia de colorau
1 colher (chá) de massa de pimentão
azeite q.b.
sal, pimenta e piri-piri q.b
salsa picada q.b.

Modo com preparei:
Temperei o lombinho com sal, pimenta, o colorau, a massa de pimentão e o vinho branco e deixei a marinar de um dia para o outro.
Numa frigideira, levei a carne escorrida a alourar de todos os lados em azeite.
Num tabuleiro de ir ao forno, fiz uma cama com uma cebola cortada em rodelas e um dente de alho cortado em lâminas, coloquei por cima o lombinho, reguei com azeite e o líquido da marinada e levei a assar em forno pré-aquecido a 200ºC , durante cerca de 45-50 minutos.
À parte, refoguei a outra cebola (em rodelas) e o outro dente de alho (picado) em azeite, juntamente com o pimento amarelo cortado ás tiras.
Juntei a cerveja, a margarina, o mel, as natas e o sumo de limão (a receita original pedia que, aqui, se juntasse também açafrão). Temperei com sal e piri-piri e deixei apurar e engrossar ligeiramente.
Polvilhei com salsa picada, envolvi e desliguei o lume.
Cortei o lombinho em fatias, cobri com o molho e servi acompanhado de arroz de cenoura.

Bom apetite e um óptimo fim de semana!!

6 comentários:

Isabel Salvador disse...

vinita mas que maravilha,simplesmente adorei,jinhosss

Cindy disse...

Esse lombinho parece estar uma delicia!!!Adorei

ameixa seca disse...

Eu gosto dos sabores agridoces. O lombinho ficou com um aspecto bem apetitoso :)

Missy disse...

adorei esta receita !
eu que gosto de molhos está mesmo à minha maneira!

bjka e bom fim de semana

Cristina disse...

Gostei muito desta receitinha! O molho ficou cá com um aspecto!

moranguita disse...

bem, vina eu adoreiiiiiiiiii este teu lombinho, esse molho da um toque especial a receita sem duvida.
beijinhos