quinta-feira, 9 de julho de 2009

Jardineira de entrecosto e chouriça moura


No passado Domingo, de manhã, tive de dedicar-me a uma tarefa doméstica pela qual eu simplesmente não morro de amores (leia-se "passar a ferro"!!) e, como tal, o meu marido ficou a cargo do almoço.
O que saiu da cozinha foi esta jardineira deliciosa que todos adorámos lá em casa!
Hoje não coloco quantidades porque, como foi ele a preparar o petisco, não sei bem as que usou. Cada qual poderá adaptar à sua vontade!
Aqui fica mais esta amostra das artes culinárias do meu Pedro!
Ingredientes:
entrecosto
chouriça moura
bacon em cubos
cenoura
ervilhas
batatas
cebola
alho
polpa de tomate
colorau
vinho branco
azeite
sal e pimenta


Preparação:
Começou por cozer um pouco o entrecosto e a chouriça em água fervente e, depois de cozidos, escorreu a água (reservando-a) e cortou o entrecosto em pedaços e a chouriça em rodelas. Reservou ambos.
Num tacho, refogou cebola e alho picados em azeite e, quando a cebola começou a ficar macia, juntou o bacon e deixou fritar um pouco.
Acrescentou polpa de tomate, colorau, um pouco de vinho branco, as carne cozidas, temperou de pimenta, cobriu com água da cozedura das carnes e deixou levantar fervura.
Juntou, então, cenoura cortada em pedaços e deixou começar a cozer. Passados uns 5 minutos, acrescentou as ervilhas e deixou que continuasse a cozinhar em lume brando.
Por fim, acrescentou batatas cortadas em cubos e deixou que as batatas cozessem e o molho apurasse e reduzisse um pouco.
Rectificou de sal e pimenta e serviu de imediato.
Que tal? Ficou aprovado ou não? Eheheheh!

6 comentários:

Sónia Meirinho disse...

Olá. Bem, já não como jardineira há anos. E nunca fiz!! A última que comi foi em casa de tua tia minha e foi com carne de chambão e estava óptima. A verdade é que esta também tem bom aspecto. A ver se um dia faço.
Bjos e boas receitas*

ameixa seca disse...

Aprovadíssimo, só tens agora que o "educar" a passar a ferro também he he

Helena disse...

Aprovado?

Aprovadíssimo, a Jardineira tem um aspecto delicioso. Cá em casa é sempre umaa briga, eu gosto imenso de jardineira o meu marido Detesta.. Resultado,faço sempre tudo mas em separado e depois misturo no meu prato na hora de servir, mas não é a mesma coisa...

Estou a ver que aí por casa é tudo super prendado...

Bjocas

Cristina disse...

Ai que visão :) Adoro jardineria então com chouriço moura... de cair para o lado!!!

Luciana Macêdo disse...

Os ingredientes comprovam o sucesso deste prato.
Bjs!

moranguita disse...

~bem de entrceosto deve ser uam delicia e fita pelo maridinho ainda sabe melhor nao e verdade?
beijinhos