terça-feira, 25 de novembro de 2008

Muffins de Chocolate e Nozes

Mais uma receitinha retirada do meu livro dedicado aos muffins da colecção "Le Cordon Bleu"...
Ficaram muito bons (ou não fosse eu uma chocólatra assumida!!), mas confesso que achei a massa um pouquinho "massuda" e algo pesada. Assim, não dá para comer muitos seguidos, pois enchem um bocadinho!! Vou ter de me contentar em comer só um ou dois (de cada vez)!! Eheheheh!

Ingredientes:
265 grs de farinha para bolos com fermento
4 colheres (sopa) de farinha sem fermento
1/2 colher (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de cacau em pó (usei do magro)
150 grs de manteiga sem sal
165 grs de açúcar mascavado
170 ml de leite (usei meio gordo)
2 ovos
100 grs de miolo de noz picado
125 grs de chocolate preto picado grosseiramente
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte um tabuleiro para muffins com manteiga derretida ou óleo.
Peneire as farinhas, o fermento e o cacau para dentro de uma tigela grande.
Leve a manteiga e o açúcar a lume brando, mexendo sempre, até que a manteiga esteja derretida e o açúcar dissolvido. Retire do fogão.
Bata os ovos e o leite numa pequena tigela.
Junte o miolo de noz e o chocolate picados aos ingredientes secos e faça uma cova no centro. Deite aí a mistura de leite e ovos e a mistura de manteiga e açúcar e mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado - a mistura deverá ficar com grumos.
Encha as forminhas até cerca de 3/4 com a massa. Coza cerca de 15-18 minutos ou até que o palito saia limpo e seco.
Deixe os muffins na forma durante 5 minutos antes de os retirar e deixar arrefecer numa rede e polvilhe-os com açúcar em pó.

Agora só falta a chávena de chá ou café, mas disso tratam vocês!!

13 comentários:

Marizé disse...

A visão desses muffins é uma tentação!!!

Bj

Mari disse...

Vina querida, ficaram lindos demais seus muffins!!! Tentação pura, me apaixonei!!!
Super beijo...

risonha disse...

eu adoro bolos massudos... para mim podem ser dois muffins, se faz favor!

Eli disse...

Esses muffins são ótimos para presentear agora nessa época de natal né?! Adorei!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Luciana Macêdo disse...

Com uma xícara de café e estão perfeitos.
Bjs!

moranguita disse...

so falta o cha e ja marchavam uns muffins!! que delicia.
beijinhos vina

Martuxa disse...

Ficaram lindos. Com uma chávena de chá eram o lanche perfeito! :)

ameixa seca disse...

Mesmo não mexendo demasiado eles ficaram massudos?
Mas o aspecto está óptimo :)

Rita disse...

humm mas que aspecto!

Karla disse...

Eu quero esse livro :(
Ficaram lindos lindos

beijocas ;)

Vânia Costa disse...

Uma grande tentação, a mistura dos frutos secos com o chocolate!!

Anónimo disse...

Eu so sei que tou com fome!!! eheh

Que bom aspecto!
Nao queres me enviar um?:p

Beijinhos

Xana Bértolo disse...

Vina, maçudos??? :)
Essa visão dá apetite...