quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Sopa de legumes com feijão branco e repolho

Aqui por estes lados, o calor (e a terrível humidade!!) tem sido mais que muito mas, ainda assim, sopa é coisa que nunca (ou raramente!) falta em minha casa.
Desta vez, foi feita para aproveitar uns restos de legumes que andavam pelo frigorífico e ficou bem boa, cremosa e saborosa!!
Aqui vos deixo mais esta sugestão:

Usei:
1 cenoura grandita
2 batatas médias
1/2 courgette grande, com casca
abóbora amarela
cabeça de nabo
1 lata de feijão branco cozido
3 ou 4 folhas de repolho, cortadas em juliana fina
2 mãos cheias de massa cotovelo miúdo
sal q.b.
azeite q.b.
1 pedaço de presunto

E fiz assim:
Cortei os legumes aos pedaços (depois de descascados, á excepção da courgette!) e levei-os a cozer, em água a ferver, juntamente com o presunto e metade do conteúdo da lata de feijão.
Depois de cozidos, e já fora do lume, retirei o presunto e triturei os legumes, com a ajuda da varinha mágica.
Juntei novamente o presunto, coloquei a panela de novo ao lume e, após levantar fervura, juntei a massa, o repolho, o resto do feijão, um fio de azeite e temperei de sal.
Deixei cozer a massa e a couve, rectifiquei de sal e servi de imediato.

Bom apetite.

4 comentários:

Eli disse...

Eu também não dispenso sopa e pode estar fazendo calor que ainda assim eu acho uma delícia e a sua está tão bonita!

Mónica Pinto disse...

Não há nada melhor do que uma boa sopa e esta está de dar água na boca.
Beijinhos

risonha disse...

se falaste em sopa chamaste por mim... eu adoro sopa e esta está mesmo a pedir para ser comida!

ameixa seca disse...

As noites estão a ficar muito frias... uma sopa cai sempre bem :)