segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cebolada de frango de churrasco com chouriço e bacon


Esta foi a utilização que dei a umas sobras de frango de churrasco que tinham ficado de uma anterior refeição. Juntando uns quantos ingredientes que habitualmente marcam presença cá em casa e que também habitavam o frigorífico há algum tempo, à espera de um fim digno, o resultado foi uma refeição de reciclagem, bem económica, de prática elaboração e com um gostinho caseiro do melhor que há.
Falta só referir que o petisco, nesta ocasião, foi preparado pelo meu marido, justiça lhe seja feita!

Ingredientes utilizados:
sobras de frango de churrasco, limpas de peles e ossos e cortadas grosseiramente em pedaços
bacon em tiras
chouriço de carne, cortado em pedaços
2 salsichas tipo hot-dog, cortadas em rodelas

1 cebola pequena, cortada em rodelas mais ou menos finas 2 dentes de alho laminados
salsa, cortada grosseiramente com as mãos (sem ser picada)
azeite q.b.
sal e pimentaq.b.
1 colher (sopa) de polpa de tomate
vinho branco q.b.

Preparação:
Fazer um ligeiro refogado com a cebola e o alho em azeite.
Juntar o bacon, o chouriço, as salsichas e deixar fritar por uns minutos, deixando o bacon e o chouriço libertar a sua gordura e os seus sucos.
Acrescentar o frango, a polpa de tomate, a salsa, um pouco de vinho branco (apenas para formar um pouco de molho), temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar, apurando bem.
Rectificar os temperos, se necessário, e servir de imediato.
Eu servi com umas sobras de arroz branco, mas casa muito bem com uma série de acompanhamentos: massa, batata frita ou até uma boa fatia de pão caseiro ou broa de milho.

Bom apetite!

5 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Hummm...que refeição maravilhosa!
Bjs

Beth Martins disse...

Amiga ficou simplesmente uma refeiçao maravilhosa os aproveitamentos daiem sempre 5* ja comia amiga
Bjs

Anónimo disse...

Vim conhecer o simpático blog e foi uma alegria encontrar uma ilustração do Mauricio de Souza aqui, da Turma da Mônica! Beijinho, Paula

CEM MANIAS disse...

Vi o comentário que deixou no meu blog, e apressei-me a vir conhecer o seu!! Diretamente da Madeira!! Que bom!!

Priscila Schulz disse...

Ai que delícia de prato! Ascendeu meu apetite, e olha que acabei de tomar café! Estou voltando ao seu site porque adorei! Eu já o estou seguindo e coloquei na lista dos que sigo no meu blog! Assim tentarei estar visitando-o todos os dias!
Se puder seguir o meu também!!!
:D
Grande abraço