quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Arroz de ovo de aproveitamento de carnes de cozido


Há já algum tempo que não trazia aqui um destes pratos de arroz para aproveitamento de ingredientes perdidos no frigorífico à espera de um fim digno. E é que este tipo de aproveitamento já se tornou quase um clássico na minha cozinha pois, desde que vi esta sugestão no blog da querida Luísa Alexandra, sobras de arroz foi coisa que, em minha casa, deixou de acabar no lixo.
Este, em particlar, foi preparado com sobras de um cozido que comemos cá em casa há algum tempo atrás. Aproveitei sobras de arroz (pois claro!), de carne de porco, de vaca e frango, um pouco de chouriço e ainda 2 salsichas que restavam de uma lata já aberta. O resultado foi um arroz muito agradável, com sabor a cozido à portuguesa, e uma refeição de ingredientes reciclados, bastante económica e que nos soube muito bem.
Aqui fica a sugestão.

Ingredientes:
sobras de arroz de cozido
sobras de carne de vaca, porco e frango, cortadas grosseiramente em pequenos pedaços
1/2 chouriço, cortado em cubos
1/2 cebola, picada
1 dente de alho, esmagado
2 salsichas, cortadas em meias-luas
azeite
4 ovos, batidos
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Refogar a cebola e o alho em azeite, até começar a estalar.
Juntar o chouriço e deixar fritar por 1-2 minutos.
Acrescentar as sobras de carne e as salsichas e deixar cozinhar por uns minutos, envolvendo bem.
Juntar as sobras de arroz e envolver delicadamente.
Verter os ovos batidos, temperar com um pouco de sal e pimenta e deixar cozinhar os ovos a gosto.
Servir de imediato.

Bom apetite!

7 comentários:

Beth Martins disse...

Sim senhor gostei deste aproveitamento, ficou mt apetitoso!

Bjs

O Cantinho da Sophia disse...

excelente sugestão para aproveitamentos. Tem mesmo bom aspecto.
Beijocas

Unknown disse...

Que delicia!! :)

http://www.facebook.com/estilohedonico
http://estilohedonico.blogspot.pt/

xoxo

Alessandra disse...

Olá como vai ,vim fazer uma visita no seu cantinho e convidar vc para
conhecer minha lojinha virtual, se eu não ti convidar como vc pode me conhecer
não é mesmo , me desculpe se por uma acaso este recadinho te incomodar ,é que é o único jeito de
fazer convites, é que tem pessoas que não gostam de links nas
postagem então me perdoe se incomodar e se acaso já passei por aqui e fiz este convite me perdoe duas
vezes mas ficaria muito feliz com sua visita
www.vivendoartes-aleartes.com.br
fico esperando por vc
até mais

Xana Bértolo disse...

Cá em casa sai imenso!! A minha filha desde pequenina que adora :)
beijoca

Anabela Salema disse...

Olá Vina !
Excelente aproveitamento, assim mesmo é que é, não estamos em tempos de estragar nada !
Também já fiz assim e com massa fica igualmente uma delicia. Para mim as sobras de cozido são as que dão mais sabor, ficou fantástico !
Beijinhos e bom domingo.

Sonhos da su disse...

Adorei a sugestão... gostei muito do seu blog parabéns.... já me fiz sua seguidora. Se quiser dar uma olhadela no meu sonhosnacozinha.blogspot.com
Beijinhos