quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Roupa velha da consoada

Retomando novamente o tema "Consoada/Natal", venho hoje mostrar o prato principal do jantar da Consoada lá em casa.
Normalmente, a roupa velha costuma ser feita com o que sobra de bacalhau, batatas e couves da consoada e é comida depois dessa noite, muitas vezes, no dia 25. Em minha casa (tal como já acontecia em casa dos meus pais), como o pessoal não é lá muito amigo de comer esses ingredientes cozidos e em separado, a roupa velha torna-se no prato principal, acompanhado com outras coisinhas feitas para esse jantar.

Assim, na noite de 24 de Dezembro o jantar lá em casa costuma ser este:

Ingredientes (quantidades variáveis, conforme o número de comensais):
postas de bacalhau
batatas
couves, cortadas grosseiramente aos bocados
azeite
dentes de alho

Preparação:
Coze-se as batatas, o bacalhau e as couves como habitualmente, em água temperada de sal (cuidado ao sal já existente no bacalhau).
Depois de tudo bem cozido, escorre-se e deixa-se arrefecer um pouco.
Limpa-se o bacalhau de peles e espinhas e desfaz-se em lascas.
Com a ajuda de um garfo grande, desfaz-se as batatas e as couves, juntamente com as lascas de bacalhau, até ficar uma espécie de puré grosseiro.
Acrescenta-se à panela vários dentes de alho bem picadinhos (a quantidade depende do gosto de cada um; lá em casa gostamos a saber bem ao alho, mas sem exageros! Usei 5 ou 6.) e bastante azeite, misturando tudo muito bem, sobre lume muito brando e deixa-se apurar. Se necessário, rectifica-se de sal.

Em minha casa, a roupa velha foi servida com dois acompanhamentos: pastéis de bacalhau e polvo cozido (em água temperada de sal, 1 cebola inteira descascada, uns grãos de pimenta preta e um fio de azeite), cortado aos bocados. Habitualmente, o polvo, depois de bem cozido, é envolto em farinha, passado por ovo batido e frito em óleo bem quente, mas este ano ao meu marido apeteceu-lhe o polvo apenas cozido e eu fiz-lhe a vontade (assim, acabei por ter menos trabalho!!).

E, assim, aqui fica também o meu apontamento das iguarias do Natal lá por casa!
Já só ficam a faltar as sobremesas!!

Neste jantar, servi também perna de peru assada, com batatas e arroz, para as duas crianças e o adolescente que torcem sempre um pouco o nariz a bacalhau (ou peixe) cozido!!

10 comentários:

ameixa seca disse...

É o que eu mais gosto no Natal e na passagem de ano. Não pode faltar a roupa velha mas com uma pitadinha de cominhos :)

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Também costumamos comer Roupa Velha (mas cominhos, Ameixa??). Muito azeite e alho, isso sim!!
Beijinhos

carla disse...

Cominhos também, sim. A novidade foi introduzida pelo meu marido e companheirão e eu que nem apreciava farrapo velho, desde que seja feito por ele, "chamo-lhe um figo". LOL

ameixa seca disse...

Cominhos sim senhora e vocês nem sabem o que estão a perder :) Experimentem!!!

argas disse...

É incrível, mas nunca comi! Tem excelente aspecto!! bjinhos

Mary disse...

Olá,
Ficou com um aspecto,muitíssimo bom.Não conheia teu cantinho foi ao acaso mas gostei e já está na linha lista de blogs,convido -te apassres por minha cozinha a tomares um café e seres minha seguidora tb serei tua assim sabemos ambas quando temos receitinhas novas:) espero ti. Desejo para ti e tiua familia um Bom Ano de 2010.

Bjinhos,

Xana Bértolo disse...

Lá em casa dos meus pais também é comida obrigatória no natal :).. E sabe tão bem...
bjinhus

Carla disse...

Adoro as receitas!!!
De volta e meia hei-de cá vir tirar umas:)
E claro sempre com o respectivo lonk para o blog da autora::))
Bjinhos

Natália Eleutério disse...

Não consigo resistir á roupa velha, é deliciosa, bjs.

moranguita disse...

ca em casa fazemos mesmo o bacalhgau vcom todos e quando sobra entao a roupa velha.
que delicia
bijinhos e bom fim de semana