quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Visita ao Museu do Pão (Seia)

Quando fui passar uns dias ao Continente com a família, levava em mente fazer uns determinados programas e ir a uns quantos sítios.
Um dos locais que tinha intenção de visitar era o Museu do Pão, em Seia, de que já tinha ouvido falar várias vezes e que me despertava alguma curiosidade.
Depois de pesquisar algumas informações aqui, fiquei ainda com mais vontade de conhecer e, no passado dia 25 de Agosto, lá fomos nós fazer essa visita.
Acabou por ser um dia muito agradável, pois foi uma oportunidade de dar um passeio diferente em companhia dos meus pais, irmã e cunhado, e conhecer um lugar bonito e interessante.


O museu dispõe de várias salas onde se pode apreciar a exposição de artigos e informações acerca do pão, as suas origens, preparação, importância social...
Tem igualmente um bar, mais ou menos a meio do percurso da visita, onde podemos descansar um pouco, beber ou comer qualquer coisa, enquanto apreciamos a bela e deslumbrante vista. O bar dispõe ainda de uma pequena biblioteca com livros relacionados com a temática do museu.
Depois, vem a parte que mais me motivou a visitar o museu: a explicação da feitura do pão aos mais pequeninos, com uma pequena exposição demonstrativa muito gira, e com a possibilidade de as crianças fazerem e decorarem o seu próprio pão que, apesar de não comestível, lhes deu oportunidade de mexerem na massa, fazerem figurinhas em massa para o decorarem e depois de cozido foi levado para casa como recordação!
No museu temos ainda ao nosso dispor uma mercearia tradicional onde podemos adquirir pão maravilhoso e produtos regionais e caseiros, tais como queijo, enchidos, licores, azeite, vinagre, doces e compotas... Magnífico!!


Mas a parte do museu que mais se relaciona com o tema deste blog é, precisamente, o restaurante e foi aí que eu tirei algumas fotos destinadas a publicar aqui.

  • Começa-se por um buffet de saladas e entradas frias, do qual podemos comer o que quisermos e as vezes que quisermos. Há também uma sopa do dia e várias qualidades de pão (de centeio, trigo, broa de milho).

(No meu prato, favas com presunto, salada de orelha de porco, salada de feijão frade e atum e umas rodelas de tomate. Tudo frio e delicioso e acompanhei com broa de milho maravilhosa.)

  • Depois das entradas, vêm servir à mesa os dois pratos quentes, um de peixe e outro de carne.

(Prato de peixe nesse dia: Medalhões de pescada com broa e camarão, acompanhados de puré de batata e cenoura! Uma delícia!)


(Prato de carne: Lombo de porco assado com migas de feijão frade, acompanhados de gomos de kiwi e laranja.)

  • Por fim, mais um buffet: o das sobremesas, com variadíssimas iguarias caseiras de fazer crescer água na boca!


(No meu prato, e no sentido dos ponteiros do relógio: pudim de ovos, papas de carolo e arroz doce. Não consegui comer mais nada, com muita pena minha!!)

E uma coisa que achei muito interessante: se as crianças não gostarem dos pratos quentes que são servidos nesse dia, têm um mini-buffet exclusivo para elas. No dia em que eu lá fui, tinham salsichas e panados, batatas fritas e arroz de cenoura.

Se tiverem oportunidade, passem por lá e façam uma visitinha! Creio que vão gostar!

5 comentários:

Beta disse...

Olá amiga... Não acredito que estiveste no Museu do Pão no dia 25... eu estive muito perto de lá nesse fim de semana... estive em Celorico da Beira!!! Bolas... tão perto que estivemos uma da outra!!!

Mas à parte disso, hoje vim aqui para me inspirar para o jantar!!! Ora vamos ver o que vou fazer ;)

ameixa seca disse...

Já passei à porta mas nunca entrei no museu. Nunca pensei que fosse assim, parece super interessante :)
A comida tem óptimo aspecto!

mamã da princesa disse...

Olá.
Eu sei do que falas... também já por lá passei e almocei!
Ummmh! Aquilo é mesmo uma maravilha!
Tenciono voltar, agora com a princesinha... para ela meter as mãos na massa!

Beijinhos

G' disse...

Eu também já fui 'visitar' o Museu do Pão, mas só a parte do restaurante :p
Adorei toda a comidinha, tudo suoer delicioso e com uma apresentação fantástica. E nem se fala do ambiente serra, tudo incrível :D
Beijinhos*

moranguita disse...

eu nunca la fui ams tambem tenho curiosidade.
e depois e ver estas marvilhas que comeste acho que vou marcar na agenda hehe