sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Filetes de peixe-espada com banana

Por vezes, há receitas que me despertam a atenção no mesmo instante em que as vejo, em revista, livro ou televisão, pela sua simplicidade de confecção e ingredientes, pelo seu aspecto ou pela conjugação de ingredientes e sabores. No entanto, muitas dessas receitas acabam por ficar em stand by porque o pessoal lá de casa é um pouco esquisitinho no que toca a novidades gatronómicas e misturas mais invulgares.
Foi o que aconteceu com esta receita de filetes! Adorei-a logo no primeiro instante, mas acabei por só agora a experimentar pois já sabia que o meu marido (já para não falar na filhota!!) não iria propriamente morrer de amores por ela e fui adiando, adiando...!!
Mas, porque um dia não são dias e a cozinheira também tem direito, ontem não me escapou e foi o jantar lá de casa. O marido comeu (que remédio!!) e, quando lhe perguntei se gostou, disse que sim mas sem grande convicção e com uma espécie de encolher de ombros... Paciência!!
Eu cá adorei!! O doce da banana associado aos demais ingredientes ficou uma maravilha! E o cheirinho da banana enquanto o tabuleiro estava no forno?! Um espanto!!
Aqui deixo a receita na íntegra, tal como a podem encontrar na revista "Teleculinária" nº 1559, mas eu, uma vez mais, reduzi mais ou menos para metade.

Ingredientes:
500 grs de filetes de peixe a gosto, sem peles nem espinhas
3 bananas (usei 2)
6 fatias de fiambre (usei 4)
5 dl de molho béchamel de compra (usei 1/2 pacote dos grandes)
sumo de 1 limão (usei de 1/2 limão)
sal e pimenta q.b.
farinha para passar
pão ralado para polvilhar
óleo para fritar

Preparação:
1. Tempere os filetes com sal, pimenta e o sumo de limão e deixe repousar durante 10 minutos. Ligue o forno a 180ºC.
2. Escorra os filetes, passe-os por farinha e leve-os a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos de ambos os lados. Retire, deixe escorrer e coloque num tabuleiro de louça ou pirex.
3. Descasque as bananas, corte-as em palitos grossos e espalhe-os por cima dos filetes. Cubra com as fatias de fiambre, regue com o molho béchamel, polvilhe com pão ralado e leve ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva quente, acompanhado com puré e salada a gosto (eu servi com puré de batata e espinafre).

Bom apetite e um óptimo fim de semana!! E hoje, a partir das 17 horas, estou oficialmente de férias!! Yupiiiiiiiii!!

7 comentários:

anna disse...

Aqui em casa também há uma brigada de esquisitinhos que me estão sempre a travar...
Eles nem sabem o que perdem!
Beijinhos.

Sónia Meirinho disse...

Mas que delicia que deve ser. eu adoro peixe espada se bem que ja nao comrpo há muito tempo! Deve ter ficado saboroso.
beijinhos

ameixa seca disse...

Eu sempre ouvi falar do peixe espada com banana que as pessoas que vão à Madeira de férias comem. Não sei se será exactamente assim mas dizem maravilhas dele :)
Boas férias, aproveita bem!

justme disse...

Bem não foi assim que os experimentei quando estive na Madeira os meus acompanhavam com banana e milho frito( já me estou a imaginar a comê-los novamente, assim como o arrozinho de lapas), mas os teus também têem bom aspecto. Cá em casa tb tenho os esquisitóides e agora que estamos só as 3 ainda é pior pq a + velha é carne, a mais nova peixe mas tudo na base do grelhado ou frito (bifinhos com cogumelos, strogonof, etc). Dá para enjoar qq cozinheira, mas de vez em quando faço como tu : quem manda aqui sou eu! Bjs.

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Cá em casa a banana no prato principal também não é bem vinda. Por ninguém! Mas acredito que, para quem goste de fruta na comida, tenha ficado bom.
Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Esta receita é ótima. Fiz há um tempo atrás tentando reproduzir um prato que comi em um restaurane. Aprovadíssima.
Bjs!

moranguita disse...

confesso que misturar banana na comida assim ainda me mete confusao.
mas ta com optoimo aspecto.
beijinhos