quinta-feira, 5 de março de 2009

Arroz de Feijão com Chouriço

Um dia destes, para o jantar, não tendo deixado nada preparado para a refeição, perguntava ao meu marido o que lhe apetecia que fizesse. Disse-me que, se eu quisesse, ele ia buscar entrecosto assado/grelhado que vendem num estabelecimento perto da nossa casa.
Assim foi e, para acompanhar o entrecosto, fiz este arroz de feijão que ficou bem saboroso, com umas sobras de chouriço e bacon que andavam no frigorífico.

Ingredientes:
1 cebola pequena, picada
1 dente de alho, picado
1 folha de louro
1 colher (sopa) de polpa de tomate
azeite q.b.
chouriço e bacon cortados em pequenos cubos
1 lata (peq.) de feijão vermelho cozido
arroz q.b.
água q.b.
sal q.b.

Preparação:
Refoguei a cebola e o alho, juntamente com o louro, no azeite.
Quando a cebola começou a ficar translúcida, acrescentei o chouriço e o bacon e deixei fritar durante uns minutos.
Juntei um pouquinho de água e a polpa de tomate e deixei apurar.
Misturei, então, todo o conteúdo da lata de feijão, temperei com um pouco de sal e deixei cozinhar uns minutos.
Quando ficou bem apurado, acrescentei a água necessária para a quantidade de arroz pretendida (de modo a ficar com molho) e deixei levantar fervura.
Rectifiquei de sal, juntei o arroz e deixei que cozesse, em lume muito brando, para o arroz ficar bem cozido, mas com molho.
Servi de imediato.

Bom apetite!

11 comentários:

winnie disse...

Já comia um pratinho desses.

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Aqui está uma receita típica do Norte!! Gosto muito.
Beijinhos

Mitá disse...

ADOREI O TEU BLOG, VOU VOLTAR SEMPRE. BEIJINHOS

moranguita disse...

e tao bom este arroz, tao bom com uma carninha assada

risonha disse...

para a próxima avisa-me que eu vou a correr para comer um arrozito destes contigo.

♥ mesa para 4 disse...

Corre sempre bem e é um acompanhamento (ou principal) excelente...

ameixa seca disse...

Adoro uns pedacinhos de bacon no arroz. Deve ter ficado uma delícia :)

Unknown disse...

Amiga este arrozinho deve eter ficado um delícia. Vou copiar, com a tua permissão, espero eu . abaeijinhos doces

Smas disse...

O meu filho adora chouriço e feijão. Acho que ele vai adorar este arroz!
Bjs

Xana Bértolo disse...

Adorei esse arroz...
Óptimo aspecto
bjinhus

Unknown disse...

Adorei muito