quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Pizza caseira - a primeira!!


Esta foi a minha primeira experiência a preparar pizza em casa e devo dizer que fiquei bastante satisfeita com o resultado. Aliás, o pessoal cá de casa adorou e creio que tão depressa não voltamos a comprar pizza para comer em casa!! Da próxima vez que fizer creio que vou deixar a massa repousar durante mais um pouco de tempo (desta vez ficou cerca de 1/2 hora apenas).
A receita da massa vi-a já não sei bem onde e o recheio foi, como é habitual nestes casos, ao gosto do pessoal de casa e pode ser sujeito a milhentas adaptações e gostos.
Usei:
Para a massa:
400 grs de farinha
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento
200 ml de água
Para o recheio:
molho de tomate (usei do de compra)
bacon em cubos
salsichas em rodelas
fatias de fiambre de perú cortadas em pedaços
miolo de camarão cozido
cogumelos laminados (usei dos enlatados)
queijo mozzarela ralado
oregãos secos
E fiz assim:
Para a massa, misturei a farinha, o sal e o fermento. Acrescentei o azeite e a água e misturei tudo muito bem, com as mãos, até despegar do recipiente e fazer uma bola. Deixei a massa repousar, tapada com um pano, durante cerca de 1/2 hora (para a próxima deixarei mais um pouco).
Passado esse tempo, estiquei a massa sobre uma superfície enfarinhada, com a ajuda do rolo da massa, e forrei com ela o tabuleiro do forno untado com um pouco de azeite (porque não tenho formas de pizza).
Comecei, então, a "montar" a pizza: por cima da massa espalhei molho de tomate e, daí para a frente, foi só fazer camadas: uma de bacon, uma de salsichas, uma de fiambre, uma de cogumelos, uma de camarão e, por cima de tudo, bastante queijo mozzarela e polvilhei com oregãos.
Foi ao forno pré-aquecido, a 200ºC, até o queijo ficar derretido.
Bom apetite!

9 comentários:

Beth Martins disse...

hummm.... essa fatia està a pedir para ser comida amiga, os meus parabens pela tua pizza ficou mt bonita a bastante apetitosa.

Cà em casa é mt raro comprar pizza em geral faço como tu , à exepção de quando chega a preguiça ahehehe

Beijinhos

Paulinha disse...

Tudo o que é caseiro sabe sempre mil vezes melhor não é?
Ficou bem apetitosa.
Beijinhos

Sara Ramos disse...

hmm que bela pizza eu adoro!! :D heheh
Tenho feito também e já não quero outra coisa.
Ficou muito bonita e muito apelativa!!
Beijinhos*

Parabéns, venham mais pizzas

kika disse...

o meu filho diz que a nossa pizza é a melhor de todas!! bjks

Luisa Alexandra disse...

Ficou bem apetitosa a tua pizza!

Sarokas disse...

deliciosa!

fatima disse...

hummmm......gostosa essa pizza

Xana Bértolo disse...

Pois, cá em casa desde k faço pizza, tb não voltámos a comprar fora. Só compro a massa feita, pk não tenho paciência pra fazê-la...
Ficou excelente a tua pizza :)
beijo

moranguita disse...

eu fiz a primeira vez tambem ha pouco tempo.
bem adoramos!! tenho que voltar a fazer porque ver a tua deu-me uma fome:-)