terça-feira, 11 de agosto de 2009

Feijão verde de fricassé

Há uns dias, percorrendo algumas receitas disponíveis aqui neste mundo imenso que é a Net, deparei-me com este modo de preparar feijão verde e logo pensei que seria o acompanhamento ideal para uns bifes de peru grelhados, para variar um pouco do arroz, batatas e salada
A receita roubei-a daqui e adaptei as quantidades à minha casa, pois seria só para duas pessoas: eu e o meu marido. Ainda assim, deixo aqui a receita na íntegra, para quem quiser experimentar.

Ingredientes (usei mais ou menos metade destas quantidades):
2 cebolas
2 dentes de alho
6 colheres (sopa) de azeite
1 kg de feijão verde
2 chávenas de caldo de legumes caseiro (usei caldo da cozedura deste frango que eu tinha guardado para futuras utilizações)
2 colheres (sopa) de polpa de tomate fresco
sal
2 gemas
2 colheres (sopa) de sumo de limão
salsa (não usei porque não tinha em casa)

Preparação:
Leve ao lume as cebolas e os dentes de alho, descascados e picados, e o azeite. Refogue até a cebola ficar cozida, sem alourar. Retire os bicos aos feijões, lave-os e corte-os em tiras compridas enviezadas.
Regue o refogado com o caldo de legumes (de frango, no meu caso) e, quando ferver, junte-lhe o feijão e a polpa de tomate.
Tempere com sal (atenção ao sal do caldo), tape o tacho e cozinhe em lume brando até o feijão ficar macio.
Numa tigela, bata as gemas com o sumo de limão e a salsa picada. Retire o tacho do lume e, gradualmente, junte-lhe a gemada, mexendo sempre.
Leve de novo ao lume sem parar de mexer até as gemas cozerem sem ferver.
Sirva muito quente.

Bom apetite!!

Nota: É um bom acompanhamento para qualquer tipo de carne assada.

9 comentários:

Sónia Meirinho disse...

que aspecto...ate eu comia com muito gosto!! maravilha.
Beijinhos *

anna disse...

Nunca tinha visto ou feiro fricassé sem ser de frango ou de peixe...
Beijinhos.

clique documental disse...

Hum!!!!

Boa dia!!

Babalu disse...

Boa sugestão!
Bjkas

Cindy disse...

Esse feijao verde olha mesmo uma delicia!!Nunca comi feito assim,mas vou experimentar,bjs

ameixa seca disse...

Parece-me uma excelente sugestão para gastar o excedente de feijão desta época :)

Unknown disse...

Feijão verde cozido não é o meu forte...mas desta forma tenho a certeza que adorava. JInhossssss

Cristina disse...

Já ninguém dizia que não ao feijão verde cozinhado desta forma deliciosa. Excelente proposta :)

moranguita disse...

bela ideia para variar gostei vina