terça-feira, 29 de junho de 2010

Empadão de frango com puré de batata


Já aqui disse várias vezes que a minha filhota não aprecia batatas e que só bem trituradas na sopa as engole. Pois bem, isso está a mudar porque a "gajita" já vai comendo batatas fritas (começou a pedir para ir ao MacDonald's, talvez por influência de conversas com os amiguitos da escola!)!) e, um dia destes, chegou mesmo a contar que na escola tinha comido "puré de batata com carninha lá no meio" (presumi que devia ter sido um empadão!) e pediu-me que fizesse em casa pois ela tinha gostado muito!!!
Isto tudo para dizer que este empadão resultou como resposta a este pedido dela e, apesar de eu estar com um pouco de receio que, no final, acabasse por não comer nada de jeito, a verdade é que comeu que foi um verdadeiro regalo!!
Aqui deixo o modo como preparei.


Ingredientes:
Para o frango:
1/2 frango cortado em pedaços
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 tomate maduro, limpo de peles e sementes, picado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 colher (chá) de colorau
1 colher (chá) de mistura de tempero para aves
sal
azeite
vinho branco
salsa picada


Para o puré:
batatas
3 gemas de ovo (1 para o puré + 2 para barrar a superfície do empadão)
leite
margarina
sal
noz moscada
pimenta


Preparação:
Num tacho, coloquei os pedaços de frango e todos os outros ingredientes e temperos e deixei cozinhar até o frango estar macio e o molho apurado.
Limpei o frango de peles e ossos e desfiei-o, misturando com um pouco do molho no tacho. Reservei.
À parte, num outro tacho, levei as batatas a cozer em água temperada de sal. Depois de cozidas, escorri-as e desfi-las, com a ajuda do passe vite. Juntei leite morno, umas nózinhas de margarina, uma gema de ovo, temperei de noz moscada e pimenta e, sobre lume brando, misturei tudo muito bem, até fazer um puré macio, nem muito líquido nem muito espesso.
Num tabuleiro de forno untado com margarina, coloquei metade do puré de batata, por cima deitei o frango com o molho (não muito molho) e, por último, o resto do puré, fazendo uma última camada.
Barrei a superfície com as restantes gemas de ovo (2) batidas, passei com um garfo para fazer o efeito que se vê na primeira foto e levei a forno pré-aquecido a 180ºC, até a superfície ficar douradinha.
Servi de imediato.


Bom apetite!


9 comentários:

Paulinha disse...

Ficou bem apetitoso e com esse frabguinho desfiado... humm uma delícia.
A filhota deve ter adorado.

Beijinhos***

Abelha Maia disse...

Mesmo com aspecto apetitoso, gosto muito.
bjs

moranguita disse...

eu bem que comia tudinho
eu sou louca por um bom empadao
pode ser que a moça começe a gostar de btatinha:-)

Xana Bértolo disse...

Cá em casa sou mais eu que não ligo a batata, mas realmente a forma como gosto mais é em puré :) ... Está com muito bom aspecto o teu empadão amiga :)
beijinhos

sandra disse...

Parece mesmo muito apetitoso!!! O meu filhote tambem nao gosta muito de batatas, mas tambem come bem o empadao.

sandra disse...

Parece mesmo muito apetitoso!!! O meu filhote tambem nao gosta muito de batatas, mas tambem come bem o empadao.

sandra disse...

Parece mesmo muito apetitoso!!! O meu filhote tambem nao gosta muito de batatas, mas tambem come bem o empadao.

Unknown disse...

Tem optimo aspécto,vou fazer assim...pois como o faço meu filho diz que não gosta muito...Obrigado

Unknown disse...

Tem otimo aspeto... Eu nao tenho esse problema com a minha filha, pois ela adora batatas de todas as formas menos das batatas fritas... Hoje ja lhe vou fazer uma surpresa com esta receita... Obrigada 😊 bjinhos