terça-feira, 3 de junho de 2008

Soufflé de Atum e Delícias do Mar

Gosto muito de soufflés e este saiu num dia em que não tinha deixado nada planeado para o jantar, mas também não me apetecia uma refeição apenas de sopa e pão...
Saiu muito bom e soube-me mesmo bem!

Isto foi o que usei:
50 grs de farinha
70 grs de Vaqueiro
2 mãos cheias de queijo ralado
1 lata de atum, bem escorrido e esfarelado
4 barritas de delícias do mar
250 ml de leite
5 ovos
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Foi assim que o preparei:
Num tacho, coloquei a Vaqueiro e levei ao lume até derreter.
Juntei a farinha, mexi e misturei o leite, aos poucos, até ficar um preparado homogéneo.
Mexi, sobre lume brando, até engrossar um pouco.
Acrescentei as gemas ligeiramente batidas, misturei bem e retirei do lume.
Temperei de sal, pimenta e noz moscada e acrescentei o queijo ralado, o atum e as delícias do mar cortadas ás rodelas. Mexi bem para incorporar todos os ingredientes.
Bati as claras em castelo bem firme e envolvi-as, delicadamente, no preparado anterior.
Untei uma forma de soufflé com margarina, polvilhei com farinha e verti nela o preparado do soufflé.
Levei a forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.

Et voilá!!

11 comentários:

PratosdaBela disse...

Vina, nºao tens vergonha de fazer estas coisas de nos deixar com água na boca? amo o teu blog, só me destroi o coração com estas receitas divinais.
Bjinhos da Bela

Marizé disse...

È de facto uma óptima opção de jantar delicioso.

Bj

Nela disse...

Olá Vina o seu "soufflé"tem um ar muito bom,está muito bem confecciionado,parabéns é a primeira vez que comento os seus dotes,vim até si pelo blog da querida nani,tambem tenho um (pequenino) começado á 9dias,muito caseiro se o quiser visitar esteja á vontade,eu vou ficar cliente do seu blog,bjo. :)

Filipa disse...

Vina ficou perfeito!

Beijinhos

Vina disse...

Obrigada a todas! Sois umas queriiiiidaaas!Beijocas.

janeca disse...

Vina que bonito ficou o teu soufflé!!! sabes que tenho más experiencias com soufflés,mas vou tentar outra vez....não desisto.

Bjinhos!

Eli disse...

Uma ótima pedida para meu jantar em?! risos

Anónimo disse...

Nunca como souffle.
Nem sabia como se fazia pois eu so sei cozinhar o "basico".
As vezes la me aventuro,venho a net pesquisar e faco umas coisas "jeitosas" :p

Gsoto de todos os ingredientes por isso um dia destes com calma e paciencia...quem sabe!!!

Vou e fazer a feijoada.
Mas vou usar carne de vaca.

Beijinhos

Vina disse...

Olá, Ana!
Este é bem simples de preparar e não dá trabalho nenhum. Experimenta e verás! Beijocas gordas para ti e a tua linda Sammy!

Luciana Macêdo disse...

Não tenho nenhuma dúvida de que ficou muito bom.
Uma ótima sugestão para saborear à noite.
Bjs!

turbolenta disse...

Os meus acabam por baixar tanto, tanto,coitados!
Mas este seu tem muito bom aspecto.
boa senaba