terça-feira, 4 de março de 2008

Frango á Florentina (da Colher de Pau)


Na semana passada, experimentei esta receitinha da nossa querida Colher de Pau e eu e o meu marido simplesmente adorámos! Gosto muito deste tipo de receitas: ingredientes do mais simples que há, de fácil confecção e que resultam sempre bem! O meu marido até comentou que não há nada que chegue a uma comidinha de forno!


Para quem não quiser ir ao blog (http://paracozinhar.blogspot.com/)) aqui fica a receita, com as minhas pequenas alterações a negrito).

Ingredientes:
1/2 frango limpo de peles
1 cenoura pequena
1 cebola pequena
1 ramo de salsa
grãos de pimenta
2 cravinhos
400 gr de espinafres congelados
4 batatas médias
sal e pimenta
noz moscada
leite q.b.
molho béchamel q.b.

Preparação:
Leve uma panela ao lume com água temperada de sal, uns grãos de pimenta (como não tinha, usei um pouquinho de pimenta em pó só para dar um gostinho à água), a cebola com os cravinhos espetados (eu usei 4), a cenoura descascada e a salsa (não usei porque só tinha em casa salsa picada congelada). Quando começar a ferver, junte o frango partido em pedaços e deixe cozinhar em lume brando até a carne estar bem cozinhada.
Entretanto, coza, em panelas separadas, os espinafres e as batatas (eu cozi em água também temperada de sal).
Quando os espinafres estiverem cozidos, retire-os e deixe escorrer muito bem, espremendo-os se necessário.
Quanto às batatas, assim que estiverem cozidas, reduza-as a puré e junte um pouco de leite, para obter um puré que não fique muito líquido. Rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta e noz moscada. (Eu reduzi também a puré, juntamente com as batatas, a cenoura que usei na água de cozer o frango).
Assim que o frango estiver cozido, retire do caldo, deixe arrefecer e desfie-o.
Num recipiente que possa ir ao forno e à mesa coloque o puré, por cima deste o frango desfiado e por cima os espinafres bem escorridos.
Cubra tudo com o béchamel (eu coloquei ainda queijo ralado por cima) e leve a forno quente até gratinar.

Sirva bem quentinho e delicie-se!!





5 comentários:

colher-de-pau disse...

Que honra!
Logo a começar com uma receitinha minha.
Ainda bem que gostaram!
Bj

Vina disse...

O que é bom é para se divulgar!! Beijocas grandes e obrigada pela visita e pelo comentário!

Smas disse...

Também gosto muito da Colher de pau e já fiz várias receitas. É tudo tão bom!!!!
E este teu frango tem um óptimo aspecto!!!
E fiquei super vaidosa ao ver que consto do top +!!! Quanta honra e responsabilidade! Obrigada!
Bjs

Vina disse...

Olá, Smas! Pois é, o Top+ são os favoritos dos meus favoritos!! Eheheh! Beijinhos! Ah! E como está a tua Amorinha? Já está melhorzita' Assim espero! Uma beijoca para ela também!

Luciana Macêdo disse...

Sempre estou procurando sugestões novas para o frango não cair na rotina, e está é bem do tipo que gostamos aqui em casa. Já anotei a receita.
Hoje coloquei no blog um franguinho deste tipo.
Bjs!