segunda-feira, 3 de março de 2008

Empadão de Atum com Arroz


Ontem ao jantar fiz este empadão que encontrei numa revista "Segredos de Cozinha". Fiz algumas pequenas alterações (que coloco a negrito) e saiu muito bom. Cá em casa ficou aprovadíssimo! Ora vejam lá...

Ingredientes:
400 gr de arroz
2 cebolas
2 dentes de alho
1 dl de azeite
1 pimento vermelho
1 tomate
4 latas de atum
2 c. (sopa) de salsa picada
1 gema
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coza o arroz em água temperada de sal, por 12 minutos, escorra-o e reserve.(eu fiz um arroz branco normal, em água temperada de sal, com 1/2 caldo knorr de galinha, 1/2 cebola inteira, uma noz de manteiga e um fiozinho de azeite; deixei cozer até ficar sem água e reservei.)
Pique as cebolas e o alho e refogue em azeite. Junte o pimento picado (usei verde em vez de vermelho porque era o que tinha em casa e não usei um inteiro, usei mais ou menos metade) e o tomate limpo de peles e sementes.(antes de acrescentar estes dois ingredientes, eu juntei um pouquinho de água, 1 colher de sopa de polpa de tomate, 1 colher de chá de colorau e um pouquinho de sal).
Deixe refogar e adicione o atum. Envolva bem, coloque a salsa e rectifique os temperos (eu ainda acrescentei 5 delícias do mar cortadas ás rodelas).
Ponha metade do arroz num pirex (eu untei com margarina), o preparado do atum e acabe com o restante arroz.
Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 15 minutos.

Bom proveito!!

Fonte: Revista "Segredos de Cozinha" nº 839, pág. 2

Sem comentários: