Este foi o jantar que preparei um dia destes e resultou numa combinação de sabores bem agradável.
Aqui vos deixo a sugestão...
Ingredientes:1 cebola média, picada finamente
1 dente de alho, picado
cerca de 100 grs de espinafres (usei dos congelados)
3 tomates pelados, cortados aos bocados (usei dos de lata)
1 mão cheia de miolo de mexilhão, congelado
2 latas de atum
1 dl do molho dos tomates pelados
1 dl de vinho branco
azeite q.b.
Vaqueiro q.b.
sal, pimenta e noz moscada q.b.
3 gemas de ovo
leite q.b.
6 ou 7 batatas médias
Preparação:Comecei por descascar, lavar e cortar as batatas em pedaços pequenos e levá-las a cozer em água fervente temperada de sal (desta parte, confesso, tratou o meu marido!!).
À parte, refoguei a cebola e o dente de alho em azeite e um pouco de Vaqueiro.
Quando a cebola começou a ficar translúcida, acrescentei as bolas de espinafres, ainda congeladas, e deixei refogar até que descongelassem, mexendo com a colher de pau de vez em quando.
Neste ponto, juntei os tomates pelados e o respectivo molho, o vinho branco, deixei cozinhar um pouco e acrescentei o miolo de mexilhão, descongelado e limpo, e o atum, previamente escorrido e esfarelado com as mãos.
Temperei de sal e pimenta e deixei cozinhar, em lume brando, até ficar bem apurado.
Neste momento, com as batatss já cozidas, desfi-las em puré, a que acrescentei um pouco de leite, Vaqueiro, uma gema de ovo e temperei de sal, pimenta e noz moscada. Levei ao lume por 2 ou 3 minutos para cozer a gema do ovo e ficar um puré macio e homogéneo, nem muito grosso, nem muito líquido.
Untei um tabuleiro de ir ao forno com margarina e despejei nele metade do puré de batata. Por cima do puré, despejei o preparado de atum e, por cima deste, o resto do puré de batata.
Alisei a superfície com a ajuda da colher, barrei com as restantes gemas de ovo batidas e levei ao forno a 180ºC, até a superfície ficar douradinha.
Servi acompanhado por uma salada de alface.
Bom apetite!