Orientar as refeições para o dia-a-dia nem sempre é fácil, pois por vezes falta-nos tempo, outras vezes inspiração e vezes há, até, em que nos falta vontade de estarmos de volta dos tachos e panelas. Pelo menos comigo assim acontece! É por isso que é bom definir uma ementa semanal, pois torna-se uma preciosa ajuda à hora de preparar as refeições e já não temos de matar a cabeça a tentar dar resposta à típica pergunta "O que é que hei-se fazer para o jantar?".
Tudo isto para dizer que, no dia em que preparei esta refeição, tinha deixado uns medalhões de pescada a descongelar de manhã, antes de sair para trabalhar, mas não fazia idéia de como iria prepará-los. Tinha esperança que, ao longo do dia, me surgisse uma idéia bem saborosa, mas infelizmente tal não aconteceu e quando cheguei a casa, ao fim da tarde, continuava sem saber o que fazer com os benditos medalhões!
Vi, então, no frigorífico o resto de uma embalagem de cogumelos frescos que não poderiam esperar muito mais para ser consumidos e achei que eram capazes de casar bem com os medalhões de pescada.
Resolvi experimentar e da experiência saiu este prato que acompanhei com puré de batata e nos soube muito bem.
Ingredientes:
1 embalagem de medalhões de pescada
1 cebola média, cortada em rodelas finas
2 dentes de alho, picados
1 lata (pequena) de tomate pelado em pedaços
cogumelos frescos (talvez uns 5 ou 6, não contei)
azeite
colorau
sal e pimenta
vinho branco
Preparação:
Refoguei a cebola e o alho em azeite até a cebola começar a ficar translúcida.
Acrescentei os cogumelos e deixei que cozinhassem um pouco.
Juntei o conteúdo da lata de tomate ao tacho (tomate+suco), polvilhei com um pouco de colorau, refresquei com um pouco de vinho branco, temperei de sal e pimenta, envolvi e deixei cozinhar por 2 ou 3 minutos.
Acrescentei os medalhões e deixei que cozinhassem e que o molho apurasse, sobre lume brando.
No final, rectifiquei os temperos e servi de imediato, com puré de batata caseiro a acompanhar.
Bom apetite e uma óptima semana!
Aqui està uma refeição muito do meu agrado, so o aspecto me fez salivar, adorei!
ResponderEliminarBeijinhos