Há dias assim, em que parece que o tempo nos dá para tudo! É pena é serem tão raros! Ontem foi o caso! Cheguei a casa com a minha pequenita por volta da 18:00 horas; fomos meia hora ao jardim com parque infantil que temos no nosso condomínio e antes do jantar ainda tive tempo de fazer uma panela de sopa, dar banho à filhota, dar-lhe o jantar, mudar a roupa das camas e ainda fiz esta lazanha para o meu jantar e do maridão!!
Hoje já não vou ter esta sorte... Quando chegar a casa, é dia de fazer a limpeza, pois não gosto de estragar o fim-de-semana a tratar dessas lides!!
Mas, deixemo-nos de conversa e passemos à receita! Inspirei-me num montão de lazanhas que tenho visto por aí, em blogs, sites de culinária, revistas, mas fiz sem seguir nenhuma em particular, acrescentando no momento os ingredientes que me pareceu que ligavam bem!
Ingredientes:
Placas de massa para lazanha (creio que usei 8 das que não necessitam cozedura prévia; era as que tinha ainda na caixa!)
1 cebola média, picada
1 dente de alho grande, picado
2 tomates médios, sem pele e cortados em pequenos cubos
1 lata grande de cogumelos, cortados em lâminas finas
2 latas de atum, escorrido e esfarelado com a ajuda de um garfo
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
3 colheres (sopa) de azeite
1 dl de vinho branco, misturado com um pouquinho de água
sal, pimenta e oregãos q.b.
queijo mozzarela, ralado
1 pacote de molho béchamel (usei 1 grande da Parmalat Levíssima)
Preparação:
Refoguei a cebola e o alho no azeite e, quando a cebola começou a ficar translúcida, acrescentei os cogumelos e deixei fritar durante 2 ou 3 minutos.
Acrescentei os tomates, a polpa de tomate, o vinho com a água e deixei cozinhar em lume médio, até o tomate ficar desfeito.
Juntei ao tacho o atum, temperei de sal, pimenta e oregãos, envolvi tudo muito bem e deixei cozinhar em lume brando durante mais 5 ou 10 minutos, deixando o molho apurar bem e secar um pouco.
Comecei, então, a montar a lazanha: num tabuleiro de ir ao forno, coloquei primeiro uma camada de molho de atum e cogumelos, seguindo-se-lhe uma camada de massa, outra de molho e queijo ralado e assim sucessivamente até acabar massa e molho, sendo a última camada de molho.
Por cima de tudo, verti o molho béchamel, polvilhei com mais queijo ralado e oregãos e levei a forno pré-aquecido a 200º, durante cerca de 40 minutos.
Pois é nós mulheres somos um espectáculo, cuidamos , brincamos com os filhos, arrumamos a casa, e ainda temos a capacidade de fazer um óptimo jantar.
ResponderEliminarQue óptima Lasanha de Atum...
Parabéns pelo blog:)bom fim-de-semana
Temos tempo para tudo... adorei esta lasanha e com atum então ...bj
ResponderEliminarLazanha de atum é uma delicia!
ResponderEliminarBj e bom fim de semana
que lasanha maravilhosa de atum tb deve ser óptima,jinhos grandes amiga
ResponderEliminaradoro lasanha mas nunca provei de atuim.
ResponderEliminarA tua deve terficado uma delicia:-)
Beijinhos, bom fim de semana.
moranguita
http://docesdamoranguita.blogspot.com
Adorei a lasanha de atum, idéia fenomenal!
ResponderEliminarHum... Lazanha de atum!!!
ResponderEliminarAmei a receita :)
Abraços e feliz dia do amigo!
Lasanha de atum...?!?!
ResponderEliminarNunca tinha visto, mas confesso que estou a adorar a ideia! :D